Lançamento da 11ª Conferência Municipal de Saúde acontece nesta sexta-feira (18)

Evento ocorre às 14h na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito
Data de inclusão: 17/11/2022 16:05

A 11ª Conferência Municipal de Saúde de Itajaí será lançada oficialmente nesta sexta-feira (18), às 14h, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito. O evento é uma realização do Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (Comusa). O objetivo é discutir e avaliar as políticas públicas de saúde do município com a participação da comunidade, gestores e profissionais de saúde.

A conferência municipal acontecerá apenas em março de 2023, porém os preparativos para o evento já iniciam neste mês de novembro com a primeira pré-conferência de saúde temática: sobre grupos étnico-raciais com representatividade negra, indígena e das comunidades originárias e tradicionais. A ação será na próxima terça-feira (22), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Avenida Abraão João Francisco, 3855, bairro Ressacada), e é aberta à comunidade. As inscrições ocorrerão no local e no dia do evento.

Ao todo, serão realizadas mais sete pré-conferências de saúde para grupos específicos até março 2023. As datas das demais ainda não foram definidas. Os grupos são: trabalhadores do campo e da cidade, e movimentos rurais e urbanos; movimentos e entidades de pessoas LGBTI+ e de mulheres; multiplicidade geracional, com a participação de entidades, coletivos e movimentos de jovens, estudantes, idosos e aposentados; pessoas com deficiência física, psicossocial e intelectual; pessoas com patologias, doenças raras ou negligenciadas; estudantes da área da saúde, profissionais da saúde e trabalhadores do SUS; e Políticas Públicas intersetoriais no âmbito da saúde integral da população.

Sobre a 11ª Conferência Municipal de Saúde

Etapa da 17ª Conferência Nacional de Saúde, a conferência municipal tem como tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. O evento debaterá quatro eixos temáticos: I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

A conferência é aberta à população em geral e um momento de construção coletiva de propostas e sugestões para melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) de Itajaí.

Conselho Municipal de Saúde de Itajaí (COMUSA)
E-mail: comusa@itajai.sc.gov.br