INIS inicia segunda etapa da revitalização do Parque Natural Municipal do Atalaia

Investimento em melhorias é de R$ 365.446,36 e obras devem ser concluídas em quatro meses
Data de inclusão: 03/11/2022 17:12

O Município de Itajaí e o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) iniciaram a execução da segunda etapa da obra de revitalização do Parque Natural Municipal do Atalaia (PNMA). A unidade de conservação, que proporciona uma das paisagens mais bonitas de Itajaí, vai receber um investimento de R$ 365.446,36. A área de intervenção será de 327,03 m² e o prazo de execução é de 120 dias. Neste período, o público não poderá acessar o espaço para visitas.

A obra irá contemplar a implantação de três unidades móveis de contêineres, que serão utilizados como banheiros, almoxarifado e quiosque. A revitalização contempla 265 m² de espaço deck, associado a rampas e passarelas acessíveis, que irão proporcionar melhor mobilidade e integração a estrutura física existente, como o Mirante Água, a Trilha das Cotias, além da prática educativa ambiental, conforto e segurança aos visitantes.

“Nós sabemos o quanto o Parque do Atalaia é um espaço especial e admirado pelos moradores e turistas, por isso, temos o compromisso de fazer a revitalização com respeito ao meio ambiente, preservando a fauna e a flora do espaço”, destaca Mario Cesar Angelo, diretor presidente do INIS.

O modelo construtivo tem foco na sustentabilidade e, para que os novos espaços possam funcionar com energia elétrica, será instalado um sistema com painéis fotovoltaicos para captação da energia solar. Além disso, o sistema para tratamento de efluentes sanitários é constituído por biodigestores associados a um nível mais elevado para fase final de tratamento através da metodologia construtiva por Zona de Raiz.

A obra tem apoio da Secretaria Municipal de Obras, que realiza melhorias na rua de acesso ao parque e também do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), que executa o sistema de recalque hidráulico, responsável pelo bombeamento e distribuição de água potável até a cota altimétrica de 150 metros e imediações. A revitalização é executada pela Conre Construções e Reformas Ltda e iniciou no dia 24 de outubro.

“Ao final dessa segunda fase das obras vamos entregar para os moradores e turistas, um espaço totalmente revitalizado, mais atraente, seguro e confortável para que a população possa contemplar o ambiente natural, seja para pesquisa científica, educação ambiental, pratica esportiva ou para o lazer”, afirma Mario Cesar.

Sobre o Parque Natural Municipal do Atalaia

A unidade de conservação foi criada em 25 de janeiro de 2007 através do Decreto nº 8107 e possui aproximadamente 19 hectares. O Parque, gerido pelo Município através do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), está localizado a aproximadamente dois quilômetros do centro de Itajaí. O acesso é feito pelo lado oeste através da avenida Osvaldo Reis, que liga Itajaí à Balneário Camboriú.

O parque permite proteger os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e a biodiversidade. Possui trilhas e é propício à educação ambiental, pesquisa científica, recreação ao ar livre, turismo e apreciação da exuberante beleza cênica e paisagística.

Ao longo das trilhas encontram-se paradas para descanso, onde também é possível conhecer mais profundamente a fauna e flora local através das placas de interpretação ambiental. O Parque do Atalaia teve a 1ª Etapa de Revitalização concluída em março de 2021.