Município de Itajaí realiza mobilização de combate à dengue em novembro

Ao todo, serão promovidas 16 ações de conscientização ao longo do mês
Data de inclusão: 31/10/2022 11:55

A partir desta terça-feira (1º), o Município de Itajaí inicia uma grande mobilização de combate à dengue em diversos locais da cidade. Ao todo, serão promovidas 16 atividades de conscientização e orientação pelo Programa de Controle da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é alertar a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, especialmente durante o verão.

Nesta terça-feira (1º), agentes de endemias realizam orientações nos cemitérios da Fazenda e Espinheiros devido ao feriado de Finados. Já na quinta-feira (03), será realizada uma ação educativa, com jogos, entrega de panfletos e interatividade, na Praça Genésio Miranda Lins, na avenida Beira-Rio. Para fechar a semana, na sexta-feira (04), agentes recolhem materiais que favoreçam a proliferação do Aedes aegypti nos cemitérios.

“Serão realizadas diversas ações durante este mês com o objetivo de sensibilizar a população para o combate à dengue, principalmente durante o verão, quando aumentam os casos da doença. Haverá atividades educativas, preventivas e de orientação em diversos locais da cidade e convidamos a todos para se juntar a essa luta contra o Aedes aegypti”, destaca o coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira.

De segunda (07) até sexta-feira (11), será realizado o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que consiste em um método para verificar o índice de infestação pelo Aedes aegypti na cidade e sua distribuição. O levantamento será realizado em imóveis residenciais e comerciais e tem como objetivo pautar estratégias para combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Além disso, as ações do mês contam com o lançamento de concurso cultural com as escolas municipais para escolha do nome do personagem mosquito, blitz educativa na rua José Pereira Liberato, atividades nas escolas e ações de orientação em dois supermercados da cidade. Outra iniciativa é o projeto Agente Mirim nas escolas, que irá formar mais de 170 alunos.

Dia D de mobilização

Na sexta-feira (18), haverá ainda o Dia D de mobilização contra dengue na Unidade Básica de Saúde São João 2. Na ocasião, serão realizados jogos educativos e orientações com a comunidade e profissionais de saúde. Os servidores municipais da Saúde também participarão na sexta-feira (25) do Seminário sobre Arboviroses, a partir das 13h30, no auditório da OAB Itajaí.

Fechando o mês de ações, será realizado na segunda-feira (28) um amistoso entre os agentes de combate a endemias de Itajaí e Navegantes, no campo da ASPMI. Na terça-feira (29), ocorrerá o encerramento do concurso cultural com as escolas para escolha do nome do personagem mosquito.

Confira o calendário completo de ações contra dengue:

Terça-feira 01/11:
Orientação preventivas contra dengue nos cemitérios (Fazenda e Espinheiros)

Quinta-feira 03/11:
Ação educativa com orientações, panfletagem, jogos e interatividade na Praça Genésio Miranda Lins (Beira-Rio)

Sexta-feira 04/11:
Mutirão de limpeza nos cemitérios (Fazenda e Espinheiros)

Segunda-feira 07/11:
Início da realização do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa)
Lançamento de Concurso Cultural com escolas para escolha do nome do personagem mosquito

Terça-feira 08/11:
Blitz Educativa com panfletagem na rua José Pereira Liberato esquina com a Heitor Liberato