Limpeza de sepulturas deverá ser feita até terça-feira (01) nos cemitérios municipais

Duas caixas d’água com 5 mil litros e torneiras estarão disponíveis para a manutenção
Data de inclusão: 27/10/2022 14:55

O Município de Itajaí divulga o horário de funcionamento e limpeza dos cemitérios da cidade para o feriado de Finados, que ocorre na próxima quarta-feira (02). A manutenção das sepulturas deve ser feita até a terça-feira (01), durante a manhã ou tarde. Os portões dos cemitérios da Fazenda e do Espinheiros abrirão das 6h às 19h nesse período.

No cemitério da Fazenda serão disponibilizadas duas caixas d'água com 5 mil litros de água, além de torneiras espalhadas por toda área para facilitar a limpeza. O cemitério do Espinheiros também conta com torneiras para auxiliar na manutenção dos túmulos.

Prevenção ao Aedes aegypti

O Município de Itajaí orienta ainda sobre as medidas de prevenção à proliferação do mosquito transmissor da dengue nos cemitérios. A orientação é evitar objetos que podem se tornar criadouros do Aedes aegypti, como pratinhos e invólucros de plástico.

Durante a terça-feira (01), os agentes de combate a endemias da cidade realizarão uma ação de conscientização e orientação nos dois cemitérios. Já na sexta-feira (04), haverá um mutirão de limpeza com recolhimento de materiais que possam acumular água. Ambas as ações são promovidas pelo Programa de Controle da Dengue da Secretaria de Saúde de Itajaí.

Horário das Missas de Finados 2022:

Cemitério da Fazenda:
Terça-feira (01): 18h
Quarta-feira (02): 8h, 10h30, 15h e 17h30

Cemitério do Espinheiros:
Quarta-feira (02): 8h

Confira dicas para realizar a limpeza e manutenção dos túmulos com segurança:

- Ao lavar os túmulos, troque a água dos vasos por terra ou areia;
- Observe se há locais com acúmulo de água e elimine-os;
- Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água);
- Retire as embalagens plásticas que acompanham os vasos de flores;
- Jogue no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos;
- Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água;
- Retire os suportes que represam água nas capelas para queima de velas;
- Floreiras de concreto devem ser furadas para permitir escoamento da água.