Sala de Situação de combate à dengue é reativada em Itajaí

Medida visa antecipar ações de conscientização e eliminação de locais com risco à saúde
Data de inclusão: 26/10/2022 17:12

O Município de Itajaí, por meio do Gabinete do Prefeito, reativou nesta quarta-feira (26) a Sala de Situação de combate à dengue. Representantes de diversas secretarias municipais, em especial da Saúde, estiveram presentes na primeira reunião do órgão. O objetivo da retomada das atividades é antecipar ações de conscientização e eliminação de criadouros do Aedes aegypti. A sala também vai articular ações conjuntas para limpeza de terrenos baldios com lixo, regularização de imóveis abandonados e para coibir situações de risco à saúde pública.

“O verão está se aproximando e, com ele, também há um maior risco de proliferação do mosquito da dengue. A reativação da Sala de Situação é para que todos os órgãos envolvidos fiquem de prontidão para executar ações preventivas para garantir a saúde de toda população”, destacou o prefeito em exercício de Itajaí, Marcelo Sodré.

A Sala de Situação de combate à dengue de Itajaí tem atuação determinante para solução de desafios e dificuldades no combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. O órgão busca viabilizar o planejamento em conjunto de metas e estratégias de prevenção e já realizou inúmeras ações com acumuladores e recicladores, bem como promoveu mutirões de limpeza em terrenos baldios e solucionou impasses em imóveis que ofereciam risco à saúde pública.

A próxima reunião da Sala de Situação deve ocorrer em novembro. A intenção é reforçar as diversas ações que serão promovidas pelo Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde de Itajaí durante o mês.

“A Sala de Situação é uma importante estratégia para resolvermos problemas relacionados à proliferação do mosquito transmissor. Com a reativação, iremos antecipar ações, em conjunto com as demais secretariais municipais, para garantir um verão mais tranquilo a toda população”, explica o coordenador do Programa de Combate à Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira.

Em 2022, o Município registrou 345 casos positivos de dengue, sendo 271 contraídos na cidade. O último foi notificado no mês de agosto. Além disso, foram eliminados neste ano 788 focos do Aedes aegypti.

Sala de Situação de combate à dengue é reativada em Itajaí