Itajaí sedia Simpósio Catarinense de Administração da Educação

Encontro começou nesta terça (25) e segue até quarta-feira (26)
Data de inclusão: 25/10/2022 11:08

O Município de Itajaí é palco da realização do 33º Simpósio Catarinense de Administração da Educação. O encontro reúne nesta terça (25) e quarta-feira (26) cerca de 250 pessoas, entre gestores, administradores e demais profissionais da educação de várias cidades do Estado, como Tubarão, São José, Rancho Queimado e Biguaçu. A programação conta com conferências, palestras, mesas de debates, apresentação de trabalhos, estudos e relatos de experiências e apresentações culturais.

O simpósio é pela Associação de Administradores Escolares de Santa Catarina (AAESC) e pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Educação de Florianópolis. As atividades do evento ocorrem no auditório da Secretaria de Educação de Itajaí.

“O Simpósio Catarinense de Administração da Educação constitui-se fruto de longa tradição de encontros realizados pela Associação dos Administradores Escolares de Santa Catarina e tem como meta, em dois dias de trabalho, discutir e aprofundar estudos e experiências relevantes no campo educacional, a fim de atingir a realidade de diferentes regiões do Estado, bem como a divulgação e a discussão de conhecimentos produzidos em política e administração da educação”, salientou o presidente da AAESC, Eloi Zambon.

Participaram da abertura do simpósio, na manhã desta terça-feira (25), além do presidente da AAESC, o prefeito em exercício de Itajaí, Marcelo Sodré e a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso. Também esteve presente o secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandez Pereira, além de Mônica Gomes, representante da Associação dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina, e Cleonice Monteiro Berejuk, coordenadora regional de educação.

“Contribuir para melhorias de comunicação nos espaços educativos, contextualizar desafios e contribuições no campo das tecnologias educacionais são medidas propostas por este simpósio e mais que necessárias nos tempos atuais. A educação é o caminho para o futuro da sociedade e discutir os processos educacionais é, com certeza, o mais importante para conseguirmos acompanhar as suas constantes modificações”, disse o prefeito em exercício, Marcelo Sodré.

O simpósio traz como tema “Conquistas e Desafios da Gestão da Educação Escolar em Novos Tempos”. O objetivo é debater proposições acerca das possibilidades concretas de reorganização dos espaços educacionais, com vistas à relevância da gestão da escola, nos processos de formação humana, a partir dos desafios nos tempos de pandemia.

“Este encontro centra esforços, sobretudo, na ação da escola, trazendo à luz das reflexões, ações e encaminhamentos, conquistas e desafios na realização de um trabalho educativo compromissado com o humano, bem sucedido em tempos de pandemia”, destacou a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.

O simpósio começou com a conferência “Conquistas e Desafios da Gestão da Educação Escolar em Novos Tempos”, ministrada pela professora Mariza Abreu. Na tarde desta terça-feira (25), as professoras Dra. Raquel Regina Z. V. Schöninger e Rosiméri Matiola vão falar sobre Tecnologias Educacionais e suas Contribuições (Eixo I), com apresentação de práticas exitosas. A programação segue na quarta-feira (26), das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

Confira a programação desta quarta-feira (26):

9h - Eixo II: Planejamento e Participação escola, pais e comunidade escolar com Profº Dr. Andrey Felipe Cé Soares, Profº Dr. Élcio Cecchetti, Profª Ma. Karoline Bento e apresentação de práticas exitosas

13h30 - Eixo III: Comunicação entre escola e comunidade com Profº Esp. Júlio da Silva

Conferência de encerramento com Doutorando Vânio César Seemann

Itajaí sedia Simpósio Catarinense de Administração da Educação