34ª Marejada chama atenção dos visitantes pela eficiência na limpeza

Conceito zero plástico e trabalho contínuo da equipe de serviços garantem organização do evento em cerca de 30 minutos após o término
Data de inclusão: 21/10/2022 21:13

A 34ª Marejada de Itajaí tem chamado a atenção dos visitantes pela limpeza, observada em todos os ambientes. O resultado é fruto das iniciativas sustentáveis adotadas no evento, como a eliminação do plástico descartável, e pelo trabalho contínuo da equipe de serviços gerais, composta por uma média de 40 funcionários, divididos por turno. Após o fechamento dos portões do Centreventos, onde o evento acontece, toda limpeza e organização do espaço é concluída em aproximadamente 30 minutos.

“As ações sustentáveis da Marejada são referência e ver o resultado de todo esse trabalho faz valer o esforço que temos feito para reduzir os impactos no meio ambiente, além de nos fazer refletir sobre um planeta mais limpo e sem o consumo desenfreado de plástico”, reflete o secretário Municipal de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva.

A Marejada ocupa uma área total de aproximadamente 50 mil m² no Centreventos de Itajaí. O espaço possui um pavilhão principal, com ampla arena térrea para os restaurantes e shows musicais, bem como mezaninos para exposição de artesanatos, camarote e espaço kids. Na área externa, estão localizados outros restaurantes, bares, palco para apresentações, cervejarias, parque de diversões e toda área de circulação. Além disso, são dez banheiros.

“A Marejada é a festa mais fácil de organizar o setor de limpeza, porque não são usados copos, nem garrafas descartáveis. Por isso, o público se surpreende quando circula pelos pavilhões e não vê esse tipo de material pelo chão, o que é muito comum em festas. Aqui é diferente. A ação de limpeza acaba sendo muito mais rápida”, diz uma das coordenadoras do serviço, Patrícia Crispin, responsável pelo pavilhão principal.

A comerciante Tania Wisbeck Cidral, que vende sorvetes na festa, também ressalta a facilidade na organização. “Garantimos que em aproximadamente 30 minutos, após o fechamento dos portões, o Centreventos está pronto para reabrir com tudo organizado e limpo. O público tem percebido e elogia bastante”, comenta.

Evento zero plástico

A maior festa do pescado do Brasil é o único evento no Sul do país que não utiliza plástico descartável durante toda sua operação. Com o uso do copo ecológico, estima-se que seja evitado o descarte de 500 mil copos descartáveis em 18 dias. A Marejada, por meio do Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura, também oferta água gratuita em três pontos distribuídos pelo local do evento, nos quais os visitantes podem abastecer os copos. A ação deve evitar o descarte de 50 mil garrafas plásticas.

“É confortável circular pelos ambientes sem ver resíduos no chão e com mesas constantemente sendo limpas pela equipe. E é só observar as lixeiras, que estão sempre vazias porque a festa não gera tanto lixo. A Marejada tem mesmo essa característica que marca”, observa a visitante Rose Werhaert.

A Marejada segue neste sábado (22), das 10h às 00h, com diversas atrações: Elisa Cordeiro e Micael, Samba de Barbara, Matheus Viana Quarteto, Torre de Babel, Natalia Pereira, Tom Peixeiro, Grupo de Choro Aperta o Passo e João Vicente e Banda. A chegada da Regata Marina Itajaí é outro atrativo do sábado. A largada ocorrerá em Florianópolis e a previsão é que os barcos atraquem na cidade durante a tarde.

No domingo (23), último dia de festa, das 10h às 20h, terá show de Josias Pimentel Jazz, Villagrand, Grupo Desafio, Rollmops Acústico, Tarrafa Elétrica e Vintage Cult. A cantora Celia Pedro também se apresenta no restaurante Tasca Portuguesa. O acesso é gratuito e pet friendly.

34ª Marejada chama atenção dos visitantes pela eficiência na limpeza