Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município de Itajaí avança na implantação do novo modelo de estacionamento rotativo

Previsão é que a primeira etapa do sistema seja implantada até o fim deste ano
Data de inclusão: 18/10/2022 17:25

O Município de Itajaí deu mais um passo para implantação do novo modelo de estacionamento rotativo na cidade. Está em fase de homologação a contratação de uma empresa, vencedora da licitação, que prestará apoio para operacionalização do sistema. O modelo próprio será administrado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e permitirá o investimento dos recursos arrecadados em melhorias na mobilidade urbana, em estruturas de trânsito e na segurança dos cidadãos.

A expectativa do Município é concluir, até o fim deste ano, a primeira etapa de implantação do novo estacionamento rotativo. O projeto ampliará para 4.807 as vagas regulamentadas e garantirá um serviço moderno e eficaz para a comunidade.

A Lapaza Empreendimentos, vencedora da licitação, realizou na segunda-feira (17) uma demonstração dos equipamentos de suporte. A empresa irá fornecer a locação do sistema de informatização do estacionamento rotativo e equipamentos de fiscalização. Também está prevista a implantação da sinalização e demais aparelhos de operação e suporte ao serviço.

Após a homologação, será assinada a ordem de serviço para contratação definitiva da empresa, conforme prazos legais. O valor licitado é de R$ 3,6 milhões para o período de um ano, podendo ser prorrogado por mais 60 meses.

“Os benefícios do novo sistema de estacionamento são a facilidade de pagamento, a facilidade de gestão dos créditos proporcionados pelo sistema, a simplicidade com que isso é feito e o melhor aproveitamento de vagas no centro da cidade para que todos os cidadãos possam acessar os serviços e comércios de forma mais fácil”, afirma Rafael Lapa Werner, diretor de planejamento e suporte administrativo da Secretaria de Segurança Pública de Itajaí.

Como vai funcionar o novo estacionamento rotativo

O novo estacionamento rotativo de Itajaí será colocado em prática em duas etapas. Na primeira, serão implantadas mais de 2.300 vagas relativas à zona azul com previsão de início das operações após 90 dias da assinatura do contrato com a empresa que prestará apoio ao serviço. Já a segunda etapa vai contemplar os bairros com mais de 2.400 vagas de menor duração destinadas à zona verde, que tem previsão de início das operações em até 120 dias a partir da contratação.

O serviço de regulamentação do estacionamento rotativo estará disponível em aplicativos de smartphone, em máquinas de pagamento, similares às de cartão de crédito, nos estabelecimentos comerciais e em 50 parquímetros. O novo modelo também deverá aceitar cartão recarregável, cartões de crédito e débito, moedas e Pix.

A retomada do estacionamento rotativo no Município de Itajaí atende às demandas da comunidade e dos lojistas no Centro e bairros. A proposta também acompanha a revolução na mobilidade urbana com as mudanças no trânsito de Itajaí e o movimento das grandes cidades em regulamentar as vagas em atenção ao crescimento populacional e do número de carros. 

Imagens relacionadas

Município de Itajaí avança na implantação do novo modelo de estacionamento rotativo
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí