Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

2º Cena Itajaí apresenta cinco espetáculos gratuitos

Peças teatrais são para todas as idades e ocorrerão de 27 a 29 de outubro, no Teatro Municipal
Data de inclusão: 18/10/2022 16:25

Cinco espetáculos teatrais, contemplados no edital de credenciamento de intervenções artísticas e compra de espetáculos, integram a programação do 2º Cena Itajaí - #OTeatroDaqui, que acontecerá de 27 a 29 de outubro. As peças têm classificação livre, destinam-se a pessoas de todas as idades e serão apresentadas no Teatro Municipal de Itajaí. A programação é 100% gratuita.

O Cena Itajaí - #OTeatroDaqui nasceu no ano passado com o intuito de dar visibilidade às produções culturais contempladas no edital, impulsionar e valorizar a cena teatral itajaiense que, assim como outros diversos segmentos, foi diretamente impactada com a pandemia. O evento, realizado pelo Município de Itajaí e pela Fundação Cultural de Itajaí, também busca presentear o público com apresentações artísticas para toda a família, contribuindo ainda para a formação de plateia.

O superintendente administrativo das Fundações de Itajaí, Normélio Pedro Weber, explica que além destes cinco espetáculos que serão apresentados no Cena Itajaí, há diversas produções que integram a programação de outras iniciativas do município. “O Cena Itajaí surgiu com a proposta de uma mostra local e foi construído a partir de contribuições da Câmara Setorial de Teatro e Circo, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí. Dialogamos constantemente com os artistas para acharmos meios e ideias para os profissionais do segmento trabalharem e seguirmos fomentando cultura”, destaca.

O Teatro Municipal de Itajaí sediará os espetáculos “CaÊ” da Karma Coletivo de Teatro, “Mergulho” e “Pô! Ema” da Eranos, “Vem ver nosso boi brincar” da Experimentus, e “Cor de Quê” com Ana Marcolina e Mariana Feitosa.

Os ingressos para todos os espetáculos são gratuitos, com limitação de público em algumas apresentações. A entrada deve ser retirada na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo. A bilheteria funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos finais de semana abre duas horas antes do espetáculo.

Confira a programação do Cena Itajaí:

27 de outubro (quinta-feira)
9h - CaÊ (Karma Coletivo)
14h - CaÊ (Karma Coletivo)

28 de outubro (sexta-feira)
9h - Mergulho (Eranos) – vagas limitadas
20h - Vem ver nosso boi brincar (Cia Experimentus) – vagas limitadas

29 de outubro (sábado)
15h - Pô! Ema (Eranos) – vagas limitadas
20h - Cor de Quê (Ana Marcolina e Mariana Feitosa)

Saiba mais sobre os espetáculos:

CaÊ
CaÊ segue a vida na velocidade de sua bicicleta. De lugar em lugar, de caminho em caminho, vai plantando e colhendo sonhos por onde passa. Mas, para quem está na estrada, cada encontro pode ser uma surpresa. Cada parada pode ser uma chance para encontrar algo novo. E cada noite é uma porta de entrada para outros mundos ainda mais surpreendentes.

Mergulho
Voltado especialmente para crianças de 1 a 6 anos. O espetáculo conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e que buscam se encontrar. Utiliza como ferramenta técnica a projeção digital atrelada ao som, um meio que viabiliza uma linguagem sensorial e imagética e que permite uma série de possibilidades de interação entre cena e plateia, entre imagem e os sentidos do espectador.

Vem ver nosso boi brincar
O cantador Arnoldo Cueca construiu sua história na cultura popular, levando sua cantoria de Boi de Mamão para adultos e crianças. Uma delas foi sua neta, que nesse espetáculo homenageia o avô, contando e cantando a sua trajetória. A montagem é uma reverência a um mestre da cultura popular catarinense, sob o olhar afetuoso de uma menina que cresceu observando de longe as cantorias de boi e, sem perceber, foi tocada pela alegria do avô brincante.

Pô! Ema
“Pô! Ema – criação poética com crianças” é uma experiência interativa que mistura teatro, literatura e audiovisual. Crianças encontram uma escritora em crise que sente que sua inspiração e suas poesias estão ‘sumindo’. Com a ajuda da plateia, ela descobre que na verdade uma Ema (em projeção digital interativa) está se alimentando de seus poemas. As crianças, então, são estimuladas a criar junto com a escritora poemas fresquinhos para alimentar a dona Ema e seus filhotinhos.

Cor de quê?
Sua cor tem cor de quê? Qual a cor de um lápis cor de pele? De lugares e tempos distantes vêm as histórias de meninas fortes, mulheres guerreiras, povos em busca dos seus direitos e crianças tentando reconhecer seu brilho na pele cor de noite. Nesse espetáculo de narrativa de histórias para a infância, as personagens são trazidas uma a uma para mostrar que o que há de diferente em cada um nos torna únicos, e que igualdade é um fim pelo qual vale a pena lutar.

__________________
Informações adicionais
Fundação Cultural: cultura@itajai.sc.gov.br
Teatro Municipal: teatromunicipal@itajai.sc.gov.br | (47) 99989-1609

Imagens relacionadas

2º Cena Itajaí apresenta cinco espetáculos gratuitos
2º Cena Itajaí apresenta cinco espetáculos gratuitos
2º Cena Itajaí apresenta cinco espetáculos gratuitos
2º Cena Itajaí apresenta cinco espetáculos gratuitos
2º Cena Itajaí apresenta cinco espetáculos gratuitos
2º Cena Itajaí apresenta cinco espetáculos gratuitos
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí