4º Mutirão de Castração de Animais ocorre na próxima semana em Itajaí

Ação inicia na segunda-feira (17) e segue até sexta (21) com o objetivo de castrar cerca de 400 cães e gatos
Data de inclusão: 14/10/2022 18:31

O Município de Itajaí e Instituto Itajaí Sustentável (INIS) estão com tudo pronto para mais uma edição do Mutirão de Castração de Animais. A ação será realizada nos bairros São Vicente e Espinheiros na próxima semana, de segunda (17) a sexta-feira (21). A estimativa é castrar entre 350 a 400 animais nesta quarta edição.

Na segunda (17) e terça-feira (18), o Castrabus estará estacionado no pátio da Paróquia São Vicente de Paula, localizada no bairro São Vicente. Na quarta (19), o ônibus ficará no bairro Espinheiros, no pátio da capela Santa Paulina. E na quinta (20) e sexta-feira (21), o veículo estará na Centro de Atendimento ao Cidadão (antiga subprefeitura) do bairro Santa Regina. Todos os animais que serão castrados na próxima semana foram cadastrados previamente pelos tutores junto ao INIS.

O projeto social já oportunizou a castração de 1.090 animais neste ano, entre cães e gatos. O procedimento é realizado por médicos veterinários, cirurgiões e anestesista, com apoio de auxiliares. As castrações são feitas dentro da unidade móvel totalmente equipada para realizar mutirões itinerantes. A castração é rápida e os tutores são orientados sobre os cuidados com o animal em casa, pós-procedimento.

Os tutores dos animais que são submetidos à castração recebem um kit com instruções pós-operatórias, medicação e pomada. Se o animal for fêmea ganha a roupinha e, se for macho, ganha o cone para garantir segurança e bem-estar na recuperação. Depois do uso, o tutor pode devolver a roupinha e ou o cone na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), que acolhe animais em situação de risco no município.

O Mutirão de Castração vai contemplar, no total, cinco mil animais em Itajaí. A próxima edição será realizada em outubro e ainda tem vagas disponíveis.

Cadastros podem ser realizados no INIS

O Mutirão de Castrações de Animais segue aberto e os moradores de Itajaí podem fazer o cadastro de seus bichinhos de estimação pelo WhatsApp ou presencialmente na sede do INIS. O cadastro por telefone pode ser feito no número é (47) 98857-9891.

Se o tutor preferir também é possível ir até a sede do INIS, que fica na avenida Vereador Abrahão João Francisco, nº 2600, Edifício Cristine, no Centro. O horário de atendimento é das 13h às 19h.

Para fazer o cadastro é necessário obedecer as seguintes regras:

- Pessoa física: morador de Itajaí, que comprove renda de até 3 salários mínimos na família ou renda per capita de meio salário mínimo. A castração pode ser feita em até 5 animais.

- Protetor animal independente: morador de Itajaí, que comprove que o animal foi resgatado através de relatório do histórico do animal.

- Organização não Governamental (ONGs): que tenha sede em Itajaí e atue na proteção de animais no município.

4º Mutirão de Castração de Animais ocorre na próxima semana em Itajaí