Itajaí é a terceira melhor cidade do Brasil em Mobilidade e a sexta em Economia

Ranking Connected Smart Cities ainda apontou a cidade como a 11ª do país entre municípios com 100 mil até 500 mil habitantes
Data de inclusão: 13/10/2022 07:30

O Município de Itajaí é novamente destaque entre as cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento. A cidade saltou da 18ª posição no ranking geral Connected Smart Cities para a sexta colocação em Economia e foi a terceira melhor do Brasil em Mobilidade. A oitava edição da pesquisa da Urban Systems mapeou 677 municípios do país, com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas.

O ranking Connected Smart Cities é composto por 75 indicadores em 11 eixos temáticos: Geral, Mobilidade, Economia, Educação, Governança, Saúde, Tecnologia e Inovação, Segurança, Urbanismo, Empreendedorismo e Meio Ambiente. A intenção do mapeamento é compreender indicadores e níveis de desenvolvimento dos municípios. Itajaí teve nota 32,321 nesta edição da pesquisa.

Na área econômica, Itajaí se destaca pela geração de empregos, que a cada ano bate recordes, além do estímulo a abertura de novas empresas e atração de investimentos para a cidade. Já no eixo Governança, Itajaí subiu da 23ª colocação em 2021 para a 17ª neste ano.

“Esse destaque no eixo econômico é reflexo de todo o trabalho que estamos desempenhando para fomentar o empreendedorismo e a boa relação criada com a iniciativa privada, fortalecendo sempre o empresariado e criando confiança para que busquem investir cada vez mais em Itajaí”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Edson Bastos.

Em relação à Mobilidade, o Município se destaca pelas grandes obras que vem executando. Ao todo, cerca de R$ 700 milhões serão investidos para melhoria da infraestrutura da cidade.

“Nos últimos anos nossa cidade se tornou um grande canteiro de obras de mobilidade urbana. Abertura de novas vias, pontes, repavimentação de ruas, criação de binários e soluções viárias são alguns exemplos do que temos feito para dar mais qualidade de vida aos itajaienses”, pontua o prefeito em exercício, Marcelo Sodré.

Entre os 274 municípios com 100 mil até 500 mil habitantes, Itajaí foi ainda a 11ª colocada no ranking Connected Smart Cities. Já na listagem geral, considerando todos os 677 municípios pesquisados, a cidade ficou em 34º lugar.

Itajaí é a terceira melhor cidade do Brasil em Mobilidade e a sexta em Economia