Semana das crianças movimenta unidades da Rede Municipal de Ensino

Ações começaram na segunda-feira (10) e seguem até sexta (14)
Data de inclusão: 11/10/2022 17:19

O Dia das Crianças, comemorado nesta quarta-feira (12), movimenta a semana nas unidades de ensino de Itajaí. Os Centros de Educação Infantil e de Tempo Integral apostam em ações divertidas, como festa à fantasia, piqueniques, contação de histórias e muitas brincadeiras para alegrar os alunos. A programação iniciou na segunda (10) e segue até sexta-feira (14).

No Centro de Educação Infantil (CEI) Adélia Russi, do bairro Dom Bosco, foi colocada uma cama elástica para os pequenos se divertirem neste início de semana. Na quinta-feira (13), a unidade vai promover a festa da primavera, com piquenique de frutas e recepção com personagens. Já a sexta (14) promete ser ainda mais especial com o Dia D do projeto “Você Já Brincou com seu Filho Hoje?”. Durante todo o dia serão realizadas oficinas com as famílias de todas as turmas, com o objetivo de envolvê-las no processo de brincar na vida escolar das crianças.

No bairro Fazenda, os CEIs Rosete Palmeira e César Martinho Ferreira também apostaram em uma semana diferente para os seus alunos. A primeira creche realizou um passeio a um parque da cidade, festa à fantasia e esculturas com balões.

No CEI César Martinho, as crianças foram fantasiadas na segunda-feira e recepcionadas com muita animação. Há propostas, ainda, para todos os dias desta semana, como piquenique, festa neon, piscina de bolinhas, pintura no rosto e outras vivências. Com o tema "Ser criança é acreditar que tudo é possível", a unidade foi decorada com pipas, cataventos e balões, compondo os espaços de maneira acolhedora e com muito encanto. “É lindo ver o sorriso nos rostos das crianças e saber que, com pequenos gestos, conseguimos proporcionar momentos de alegria e aprendizado”, declarou a diretora Luciane Oliveira Leão.

Outro CEI que planejou brincadeiras para as crianças foi o Vereador Heluiz Gonzaga, do bairro São João. A segunda-feira foi dia de cabelo maluco, na terça teve a apresentação “Pano Encantado”, realizada pelos professores, e um baile neon para as turmas da pré-escola. Na quinta (13), será o dia do desfile do pijama e, na sexta-feira (14), a unidade promove um grande baile à fantasia com a presença das famílias.

Personagens variados são atrações para as crianças

O Centro de Educação Infantil Antonieta Moreira dos Santos, da barra do Rio, promoveu uma festa à fantasia e contação de histórias com a convidada Leiloca. As ações envolveram todos os 159 alunos da unidade, com idades entre 0 e 5 anos. A personagem Leiloca também encantou as crianças do CEI Ana da Silva Fontes, do bairro Cordeiros. Juntamente com Tião, eles fizeram um duelo de mágicos. A unidade também teve a apresentação do vovô Leo, com contação de história e muita música, envolvendo os 249 alunos atendidos em período integral e parcial.

Ainda no bairro Cordeiros, o Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Jacy Dias Ramos promoveu uma manhã muito divertida nesta terça-feira (11), com participação dos professores, estagiários, colaboradores e uma visita especial da palhacinha Sorela. Pula-pula, brincadeiras e muita música também divertiram os mais de 160 estudantes da unidade.

Já no CEI Cássia Maria Schnaider as professoras promoveram momentos divertidos para as crianças com cabelo maluco, cinema, pintura de rosto e apresentação com os personagens Elsa e o Homem Aranha. O Homem Aranha também fez uma visita aos 68 alunos do CEI Leonidia dos Santos Vicente, do bairro São Vicente, que foram fantasiados para a unidade e aproveitaram o dia para brincar nos brinquedos infláveis montados especialmente para a semana das crianças.

No CEI Maria do Carmo Espíndola, a terça-feira também foi dia de festa à fantasia e a programação alusiva às crianças segue depois do feriado. Na quinta-feira, vai ter contação de histórias com o programa Cultura e Travessura e, na sexta, a unidade terá brinquedos infláveis.

O Centro de Educação Infantil (CEI) Antônio Nicoletti, do Brilhante II, que se desmembrou da Escola Martinho Gervasi, realizou um baile especial para as crianças, que se vestiram com seus personagens preferidos e assistiram à apresentação do teatro “Os 3 Porquinhos”, produzido pelas professoras da unidade. Já o CEI Maria da Glória Stringari, do Espinheiros, encontrou uma maneira de homenagear todas as 341 crianças da unidade. Os profissionais foram fantasiados com personagens como Mulher Maravilha, Batman e Chapeuzinho Vermelho, a fim de criar memórias afetivas inesquecíveis.

O Centro Educacional Professor Cacildo Romagnani fez um show de talentos na segunda-feira (10) em comemoração ao Dia das Crianças. Cerca de 600 alunos do 1º a 5º ano participaram da iniciativa, com diferentes apresentações organizadas pelas turmas.

Semana das crianças movimenta unidades da Rede Municipal de Ensino