Itajaí incentiva o hábito da leitura no transporte escolar

Alunos têm a oportunidade de acessar livros gratuitos no trajeto até a escola
Data de inclusão: 07/10/2022 15:14

Os 142 estudantes da Rede Municipal de Itajaí, que diariamente utilizam o transporte escolar nos bairros São Roque, Santa Regina e Itaipava, passaram a ocupar melhor o seu tempo durante os trajetos entre as unidades de ensino e suas casas. Muitos desses percursos levam em média uma hora e, através do projeto “Arte no Caminho da Escola”, os alunos têm a oportunidade de acessar livros gratuitos e praticar a leitura além da sala de aula.

“Com isso, os estudantes despertam, ainda, a imaginação, constroem valores e ajudam a conter comportamentos adversos e indesejados, que eram acarretados pelo longo tempo em linha, com a falta de ocupação saudável e que despertasse o interesse deles”, destaca Rosangela Zeni Koch, responsável pelo Transporte Escolar do Departamento de Assistência ao Educando (DAE).

Ao todo, cerca de 150 livros estão disponíveis nas duas linhas escolares. Os materiais ficam expostos na entrada dos ônibus, em porta-livros confeccionados pelo Centro de Múltiplo Uso do bairro Cordeiros, através das voluntárias Ivete Bertelli Nardes e Verônica Margarida Gaia. Há obras da literatura infantil, gibis e títulos famosos como “O Sol também é uma Estrela”, de Nicolas Yoon, e “O Pequeno Príncipe”, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry.

A iniciativa transforma o ambiente do ônibus escolar em espaço de produção artística e debates saudáveis. Todas as obras foram doadas pelo programa Cultura e Travessura, também da Secretaria de Educação.

“Reaproveitar aqueles títulos que já não são mais usados ou que têm em grande quantidade nas escolas e poder levar desenvolvimento cultural aos nossos alunos nesse período do dia é algo muito gratificante. Assim, transformamos o caminho da escola, em lugar de produção, conhecimento, arte e lazer”, enfatiza Ana Carolina Beling, supervisora do programa.

O trabalho conta com o apoio e o incentivo das monitoras Marina de Matos Solza e Deisiane Vendramini Lima, que ainda controlam os livros que saem para empréstimos: são cerca de 20 por semana. Os motoristas Marcio Santos e João Manoel Borges também contribuem no projeto. “A aceitação foi surpreendente, os pais aprovaram e colaboram supervisionando os cuidados com os livros e as devoluções”, informa Deisiane.

A ideia começou a ser desenvolvida em agosto deste ano. Trata-se de um projeto piloto que poderá ser expandido para outras linhas do transporte escolar. Atualmente, a Secretaria de Educação conta com 46 ônibus escolares, que atendem cerca de 6 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino.

“Toda e qualquer doação de livros será muito bem-vinda. Os interessados podem nos procurar no setor de Transporte Escolar DAE, da Secretaria Municipal de Educação, ou através do nosso telefone (47) 3249-3310”, explica Rosangela Zeni Koch.

Itajaí incentiva o hábito da leitura no transporte escolar