Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Conservatório de Música abre inscrições para processo seletivo de novos alunos

Provas de seleção serão presenciais e ocorrerão em dezembro
Data de inclusão: 03/10/2022 16:21

O Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues abre nesta segunda-feira (03) o edital para ingresso para novos alunos em 2023. A escola pública de formação profissional em música é mantida pelo Município de Itajaí, por meio da Fundação Cultural, e oferece cursos em 15 modalidades. As inscrições seguem até o dia 20 de novembro e podem ser feitas de forma on-line, clicando neste link.

Estabelecido em Itajaí há 15 anos, o Conservatório de Música oferece cursos com duração de três anos em opções de instrumentos como piano, acordeom, violão, contrabaixo elétrico e acústico, guitarra, bateria, percussão, canto, saxofone, flauta, trompete e trombone, violino e viola de arco. Os candidatos podem optar no momento da inscrição e disputar as vagas disponíveis nos turnos matutino, vespertino ou noturno. Ao todo, são ofertadas 135 vagas.

Além do instrumento específico, o aluno estudará as disciplinas prático-teóricas, como teoria musical, harmonia, rítmica, tecnologia em música, prática de conjunto, canto coral, arranjo e apreciação, totalizando 864 horas de formação. Os alunos selecionados são contemplados com uma bolsa de estudos subsidiada pelo Município de Itajaí e Fundação Cultural, portanto, não são cobradas mensalidades para frequentar o curso.

Provas de seleção

As provas de seleção ocorrerão em duas etapas e são eliminatórias. No dia 04 de dezembro, das 9h30 às 11h30, será a prova de teoria musical, e de 12 a 14 de dezembro acontecerão as provas práticas de instrumento, em horários específicos para cada candidato. Os inscritos que atingirem média 6 na prova teórica estarão habilitados para realizar a prova prática, conforme edital publicado no site do Conservatório. A seleção final se dará pela nota da prova prática.

Na prova de teoria musical serão avaliados conhecimentos básicos da música e sua aplicação. A avaliação abrange conteúdos como leitura na clave de sol e fá, regras de notação e grafia musical, unidades de tempo e de compasso e escalas. Já na prova prática deverá ser executada, no instrumento ou voz, conforme inscrição, uma peça de livre escolha e uma peça de confronto de seu instrumento, que está disponível aqui, além da leitura de partitura à primeira vista.

O Conservatório de Música Popular Carlinhos Nieuhues é uma realização do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí, em parceria com Associação Proarte de Itajaí. Fica localizado junto à Casa da Cultura Dide Brandão, na rua Hercílio Luz, 655, Centro.

___________________
Informações adicionais:
www.conservatorio.itajai.sc.gov.br | cmpconservatorio@gmail.com
(47) 3349-1665

Imagens relacionadas

Conservatório de Música abre inscrições para processo seletivo de novos alunos
Conservatório de Música abre inscrições para processo seletivo de novos alunos
Conservatório de Música abre inscrições para processo seletivo de novos alunos
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí