Secretaria de Educação ganha prêmio mérito comunitário de órgão ligado à ONU

Honraria foi entregue durante o encerramento da Semana da Água 2022
Data de inclusão: 26/09/2022 11:08

O encerramento da Semana da Água 2022 ocorreu no último domingo (25) com o evento Educa Água, uma parceria do Município com a Associação Náutica de Itajaí (ANI). Na ocasião, a Secretaria de Educação recebeu premiação de honra ao mérito comunitário da South America Brazil - American Association of un Intergovernmental Peacekeeping (AUNIPi), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), pelos serviços de conscientização e preservação da água em Itajaí.

"Temos o entendimento da necessidade de trabalharmos cada dia mais a Educação Ambiental, para que essa geração nova seja atuante na preservação dos rios e mares. Recebemos o reconhecimento do esforço que nossa cidade tem feito para educar a população para o cuidado com o meio ambiente, e isso é um orgulho muito grande para quem trabalha na rede de ensino. Itajaí está fazendo sua parte e é preciso muito mais. Esse trabalho nunca pode parar", enfatizou a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.

A AUNIPi decidiu premiar o Município pela importante contribuição ambiental junto aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Para a associação, essas ações precisam ser multiplicadas.

"A preservação dos recursos hídricos começa em atitudes simples, como evitar o consumo plástico. O que Itajaí faz precisa ser levado para outros municípios. Nelson Mandela dizia que a educação é a arma mais poderosa para consertar o mundo", destacou Angelo Madeira Neto, presidente da AUNIPi.

O encerramento da Semana da Água ainda contou com apresentações musicais do Grupo Cambaqui, da Escola Básica Aníbal César. Devido ao mau tempo, os passeios de barco que seriam promovidos pela Associação Náutica de Itajaí (ANI) neste domingo foram cancelados.

Semana da Água movimentou Itajaí

A Semana da Água, instituída por lei em 1999 como uma campanha educativa e cidadã, movimentou Itajaí nos últimos dias com diversas atividades de educação ambiental. Este ano, o evento contou com palestras, painéis, plantio de árvores, oficinas, entre outras atividades com o tema “Segurança hídrica e mudanças climáticas: o que é preciso saber?”.

A semana ainda faz parte das iniciativas do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí para a proteção dos recursos hídricos nos 50 municípios da Bacia do Rio Itajaí.

"Somos uma cidade pequena em dimensões geográficas, mas competimos com gigantes em questões de preservação ambiental. Mudar atos e consciências deve começar com as crianças, somente assim vamos garantir a continuidade da vida", destacou Marcelo Sodré, vice-prefeito de Itajaí, no evento de encerramento.

Secretaria de Educação ganha prêmio mérito comunitário de órgão ligado à ONU