Cia Experimentus estreia espetáculo em escolas públicas de Itajaí

Projeto tem o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura
Data de inclusão: 21/09/2022 16:15

A Cia. Experimentus Teatrais, tradicional grupo de teatro itajaiense, estreia neste mês seu 16º espetáculo teatral: Menina Pilota de Espaçonave. Serão oito apresentações gratuitas para os alunos de sete escolas públicas itajaienses. As sessões iniciam nesta quinta-feira (22) e seguem até a próxima quinta-feira (29).

As unidades contempladas serão: Escola Básica Profª Inês Cristofolini de Freitas, Escola Básica Francisco Celso Mafra, Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira, Escola Básica Profª Judith Duarte de Oliveira e os Centros de Educação Infantil (CEIs) Gabriel Dalago, Graziela Vieira e Nilton de Andrade. Os alunos assistirão ao espetáculo e, algumas turmas, ainda participarão de uma mediação criada especialmente para o trabalho e seu universo.

Na história, uma menina que vive numa caverna segura é a heroína de suas brincadeiras. Depois de inventar mundos incríveis cheios de histórias, ela enfrenta sua maior aventura: descobrir o mundo lá fora. Em cena, as atrizes Andréa Rosa e Natália Pereira brincam com diferentes personagens, corporalidades e elementos que compõem a narração dessa história com dramaturgia e canções autorais e inéditas.

A criação de Menina Pilota de Espaçonave faz parte do projeto Sementeira, iniciado pela Cia. Experimentus ainda durante a pandemia. “O projeto Sementeira nasceu da vontade de contar uma história que a gente nunca tinha ouvido e nem contado pra ninguém”, comenta o dramaturgo e diretor do trabalho, Marcelo de Souza.

O grupo iniciou então um processo de construção coletiva em cima de histórias pessoais de suas infâncias, histórias inventadas e novas ideias vindas depois de intercâmbios com Max Reinert (Itajaí/SC) e Fernando Escrich (Lisboa/Portugal), que assinam interlocução dramatúrgica e orientação musical do trabalho, respectivamente. Em breve, após a circulação por escolas, o trabalho fará temporada aberta ao público, que poderá conhecer essa história.

O Projeto “Sementeira – montagem teatral para a infância” foi realizado com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultura e Município de Itajaí. Conta ainda com recursos do Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

Confira o cronograma das apresentações nas escolas:

22/09 - 9h30 e 14h15: Escola Básica Profª Inês Cristofolini de Freitas
23/09 - 10h e 15h: Escola Básica Francisco Celso Mafra
26/09 - 9h e 14h: Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira (atendendo também crianças dos CEIs Gabriel Dalago e Graziela Vieira);
29/09 - 9h e 14h: Escola Básica Profª Judith Duarte de Oliveira (atendendo também crianças do CEI Nilton de Andrade).

Cia Experimentus estreia espetáculo em escolas públicas de Itajaí