Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Exposição artística abre para visitação na Casa da Cultura

Mostra é a primeira de 21 selecionadas no edital de ocupação das galerias
Data de inclusão: 14/09/2022 16:00

A exposição “O todo é maior que a soma de suas partes”, de Nestor Varela, é a primeira mostra a ser lançada neste ano, por meio do edital de ocupação das galerias da Casa da Cultura, da Fundação Cultural de Itajaí. A abertura da mostra será na quinta-feira (22), às 19h, e as obras seguirão em exibição até o dia 15 de outubro, na Galeria Mauro Caelum. A entrada é franca e a visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

O trabalho de Nestor Varela reflete questões atuais do artista, que ele traz para as obras. Há dois anos ele dorme ao lado de um pedaço de espelho encontrado na rua. O espelho mede cerca de um metro por cinquenta centímetros, o que possibilita que o encaixe perfeitamente entre a sua cama e o guarda-roupa. Ele olha o seu reflexo todos os dias, o seu quarto é um labirinto de espelhos e vive acompanhado de sua própria imagem. Os espelhos que Varella tem – que constituem esta coleção – e que são apresentados na exposição foram resgatados das ruas de Itajaí. Estes espelhos já refletiram tantas imagens nas casas em que moraram, refletiram as ruas da cidade e agora refletem o seu corpo fragmentado.

A mostra propõe ainda uma retrospectiva de trabalhos produzidos entre 2018 e 2022, contornados por séries fotográficas produzidas entre um diálogo da câmera com o corpo do artista e com estes conjuntos de espelhos. Entre o corpo e o espelho, a câmera registra uma multidão de reproduções do seu próprio ser. Os espelhos transformam a experiência em espetáculo, múltiplos Nestores se estilhaçam sobre o plano mágico de reflexão.

“Fragmentado entre as lâminas reflexivas, sou despedaçado e reconstruído constantemente. Creio que quando se quebra um espelho, nunca se perde, sempre se ganham novas partes”, afirma o artista.

Calendário de exposições segue até 2023

Neste ano, 21 propostas artísticas foram selecionadas no edital de ocupação das galerias. O calendário de mostras artísticas das galerias do município inicia com esta exposição e segue até o próximo ano, com a participação exclusiva de artistas residentes em Itajaí. Cada proposta aprovada receberá o valor de R$ 4 mil para realização da exposição. O tempo de cada exposição se estenderá por um período médio de 30 dias.

Serviço
Exposição “O todo é maior que a soma de suas partes” de Nestor Varela
Visitação de 22 de setembro a 15 de outubro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h
Galeria Mauro Caelum, na Casa da Cultura – Rua Hercílio Luz, 655, Centro
Entrada franca

Imagens relacionadas

Exposição artística abre para visitação na Casa da Cultura
Exposição artística abre para visitação na Casa da Cultura
Exposição artística abre para visitação na Casa da Cultura
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí