Município de Itajaí inicia demolição de imóveis para obra do Binário da Osvaldo Reis

A intervenção ocorreu na manhã desta terça-feira (13) na Praia Brava
Data de inclusão: 13/09/2022 13:36

Nesta terça-feira (13), o Município de Itajaí iniciou a demolição dos imóveis desapropriados na Praia Brava para a obra do Binário da avenida Osvaldo Reis. Ao todo, oito imóveis já foram desocupados para a implantação do projeto que vai ligar Itajaí a Balneário Camboriú com o dobro da capacidade viária. A expectativa é que essas demolições sejam finalizadas na quarta-feira (14).

O Município já desapropriou outros imóveis, que deverão ser desocupados nas próximas semanas. Além disso, negocia a desapropriação de mais espaços para finalizar o trecho 3 da obra do binário, na Praia Brava, do morro até o limite com o município de Balneário Camboriú. As demolições desta terça ocorrem na rua Maurino Vieira.

A avenida paralela à Osvaldo Reis contará com aproximadamente seis quilômetros de extensão. Ao todo, serão três quilômetros construídos e mais dois de alargamento de pistas e reurbanização da estrutura viária já existente. O Binário da Osvaldo Reis ligará a rua José Copertino Chaves, no bairro Fazenda, até a avenida Márcio Ferreira de Mello e Silva, na Praia Brava.

A nova via também contará com quatros pistas pavimentadas em asfalto e uma faixa exclusiva para transporte coletivo, além de bolsões para estacionamento. A reurbanização e a construção dos novos trechos garantirá calçadas amplas e acessibilidade, mobiliário urbano, ciclovia e iluminação pública em LED.

A obra tem como objetivo eliminar o gargalo de tráfego entre as zonas urbanas de Itajaí e Balneário Camboriú. O projeto está avaliado em mais de R$ 70 milhões, entre desapropriações e obras e é o maior investimento do conjunto de soluções responsáveis pela transformação da mobilidade urbana de Itajaí.

Melhoria no escoamento de água na região

Após estas demolições, será executada uma obra de drenagem entre a rua Maurino Vieira e a avenida Márcio Ferreira de Melo e Silva pela Secretaria Municipal de Obras. O objetivo é melhorar as condições de escoamento na região. A drenagem neste trecho deve iniciar já na quarta-feira (14).