Museu Histórico realiza formação e participa de pesquisa nacional de educação museal

Encontro será na próxima segunda-feira (12), no Salão Nobre
Data de inclusão: 06/09/2022 16:49

A Fundação Genésio Miranda Lins realiza, na próxima segunda-feira (13), das 14h às 18h, uma formação sobre educação em museus. A atividade ocorrerá no Salão Nobre e contará com orientações para participação na Pesquisa Nacional de Educação em Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) de forma on-line. A capacitação é gratuita e os interessados podem se inscrever pelo e-mail museuhistoricoitajai@gmail.com.

A programação terá três palestras temáticas, que abordarão a importância da educação museal para a democratização da cultura e dos direitos culturais, será composta de uma formação destinada aos trabalhadores de museus e estudantes.

A historiadora e profª mestra Evelise Moraes falará sobre o atendimento de turmas escolares no Museu Histórico de Itajaí. Já a museóloga e profª mestra Angela Luciane Peyerl abordará a educação museal no campo das artes e suas possibilidades para desenvolver novos olhares. O historiador e professor Dr. José Roberto Severino (Facom/PósCulturaUFBA) trará o contexto nacional dos museus e da educação museal, além de apresentar a Pesquisa Educação Museal Brasil.

O evento tem como parceiros a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal do Recôncavo Baiano, a Universidade do Vale do Itajaí e a Fundação Cultural de Joinville, com apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).