Abertura da Semana da Pátria reúne representantes das 116 unidades da Rede Municipal de Ensino de Itajaí

Cerimônia foi realizada na manhã desta segunda-feira (05)
Data de inclusão: 05/09/2022 12:21

Alunos, professores, diretores e autoridades se reuniram na manhã desta segunda-feira (05) para a abertura da Semana da Pátria. O evento, realizado na praça da Igreja Matriz, segue até sexta-feira (09) com diversos atos cívicos em homenagem à Pátria, com momentos culturais e artísticos, nas unidades de ensino, que convidam ao desenvolvimento do patriotismo. Além disso, na quarta-feira (07), às 9h, está programado o tradicional desfile cívico de Sete de Setembro, na avenida Beira-Rio, com o tema: “Bicentenário da Independência do Brasil: Itajaí 162 anos de Histórias”.

Além de representantes de 116 unidades de ensino de Itajaí, participaram da abertura da Semana da Pátria a Capitania dos Portos, o 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Lions Clubes, Apae de Itajaí, Colégio Salesiano, Banda Filarmônica, entre outras autoridades municipais.

A abertura iniciou com o hino nacional e o hino de Itajaí interpretados pela banda Filarmônica do município, que é regida pelo maestro Laionel Ribeiro da Silva. O Centro de Educação Infantil (CEI) Regiane Mara da Luz da Silva levou para a praça a apresentação de uma dança açoriana, com os alunos do Jardim II e da pré-escola. Já o CEI Rosinha de Souza fez uma apresentação do boi de mamão.

As alunas Thamires Maria de Araújo Ferreira e Gabrielle Karen Félix Araújo, do Centro Educacional Pedro Rizzi, declamaram a poesia “Gigante Nação”. A Escola Básica Aníbal César apresentou a música “Pexêro por Inteiro”, composta por professores da Educação Integral da unidade. A apresentação contou com a participação de alunos, que levaram para o evento a fanfarra e todos os conhecimentos adquiridos através das oficinas de violão, percussão, escaleta, coral e dança.

A cerimônia de abertura da Semana da Pátria terminou com a execução do Hino da Independência, também realizada pela Banda Filarmônica.

“Todas essas apresentações fazem parte da nossa cultura, da nossa história. Foi muito lindo de ver a diversidade dos trabalhos desenvolvidos pela Rede Municipal de Ensino, com muita excelência. Somos diferentes, mas semelhantes em uma questão: somos todos brasileiros. Um viva à Pátria”, enfatizou o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, que representou o prefeito Volnei Morastoni no ato.

Desfile cívico

Na próxima quarta-feira (07) será realizado o tradicional desfile cívico na avenida Beira-Rio, a partir das 9h. A concentração ocorrerá em frente ao Centreventos. Além da Rede Municipal de Ensino, também desfilarão Codetran, Polícia Militar, Marinha, Corpo de Bombeiros, igrejas, fundações, secretarias municipais, ONGs, grupos de escoteiros, Lions Clube, entre outros parceiros do Município.

“Neste ano, o dia 07 de setembro terá um motivo a mais para ser comemorado. É que em 2022 completa-se o Bicentenário da Independência do Brasil, ou seja, faz 200 anos que o Brasil determinou o fim do laço colonial que existia com Portugal, declarando-se como uma nação independente. Mas o importante não é lembrar apenas de um acontecimento isolado, como o grito do Ipiranga, o momento da separação de Portugal ou o reconhecimento pelo sistema internacional. O que realmente interessa é o que veio depois, estes dois séculos de idas e vindas, avanços e recuos, na formação e no crescimento da nação independente. Em outras palavras, precisamos ver o processo de construção do Brasil, como uma obra ainda em andamento”, destacou a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.