Município de Itajaí abre licitação para implantação do novo modelo de estacionamento rotativo

Projeto ampliará para quase 5.000 vagas regulamentadas em duas etapas
Data de inclusão: 01/09/2022 18:48

O Município de Itajaí abriu na terça-feira (30) o processo licitatório para implantação do novo modelo do estacionamento rotativo na cidade. As propostas das empresas interessadas deverão ser abertas no dia 13 deste mês. O projeto ampliará para 4.807 as vagas de estacionamento regulamentadas em duas etapas e garantirá um serviço moderno e eficaz para a comunidade.

O edital contempla a locação do sistema de informatização do estacionamento rotativo e equipamentos de fiscalização com veículos e talonários eletrônicos. Também está prevista a implantação da sinalização e demais equipamentos de operação e suporte ao serviço.

Durante a primeira etapa serão implantadas mais de 2.300 vagas relativas à zona azul com previsão de início das operações após 90 dias da assinatura do contrato. Já a segunda etapa vai contemplar os bairros com mais de 2.400 vagas de menor duração destinada à zona verde, que tem previsão de início das operações em até 120 dias a partir da contratação.

“Com intuito de oferecer um serviço de estacionamento rotativo moderno, eficiente e eficaz, um grande esforço integrado foi realizado para finalizar esse processo e contemplar toda cidade, tanto a região central como os bairros. O sistema de apoio contará com modernos equipamentos de fiscalização para que os agentes possam oferecer um serviço qualificado à comunidade. Em breve, conforme os prazos legais, devemos iniciar a fase de instalação e operação”, ressalta o secretário de Governo de Itajaí, Jean Sestrem.

O novo modelo vai possibilitar a destinação dos recursos do estacionamento rotativo para a Secretaria Municipal de Segurança Pública, responsável pela fiscalização do serviço. Dessa forma, os valores cobrados serão revertidos em melhorias nas estruturas de trânsito e equipamentos de segurança do cidadão.

O serviço de regulamentação do estacionamento rotativo estará disponível em aplicativos de smartphone, em máquinas de pagamento, similares às de cartão de crédito, nos estabelecimentos comerciais e em 50 parquímetros. O novo modelo também deverá aceitar cartão recarregável, cartões de crédito e débito, moedas e Pix.

A retomada do estacionamento rotativo no Município de Itajaí atende às demandas da comunidade e dos lojistas no Centro e bairros. A proposta ainda acompanha a revolução na mobilidade urbana com as mudanças no trânsito de Itajaí e o movimento das grandes cidades em regulamentar as vagas em atenção ao crescimento populacional e do número de carros.