Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Conservatório promove workshop Levadas Brasileiras com o músico Glauco Sölter

Evento integra as ações de formação complementar da Instituição
Data de inclusão: 11/08/2022 15:54

O programa de formação complementar do Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Niehues realiza, na próxima terça-feira (16), às 15h30, o workshop “Levadas Brasileiras”, ministrado pelo contrabaixista, arranjador e produtor cultural, Glauco Sölter. O evento será no auditório da Casa da Cultura Dide Brandão, com entrada gratuita e aberta a comunidade.

Glauco Sölter é nascido em Cascavel (PR), radicado em Curitiba e atualmente mora (também) em São Paulo. Toca e grava regularmente com diferentes trabalhos no Brasil e exterior. Por mais de 15 anos, acompanhou o trombonista Raul de Souza. Tem seu trabalho autoral com cinco CDs lançados, além de fazer parte dos grupos "Mano a Mano Trio", "Duo Bandolaxo" e "Projeto Cataia" (com Arismar do Espírito Santo). Já trabalhou com artistas como João Bosco, João Donato, Ron Carter, Badi Assad, Richard Bona, Toninho Horta, entre outros. Frequentou a Berklee College of Music em 1999. Antes disto, havia tocado com seu trio no Montreux Jazz Festival e lançado nacionalmente um CD com o grupo de música instrumental NaTocaia. Atua também regularmente como professor, arranjador e produtor cultural. Acaba de lançar o livro Levadas Brasileiras, sobre a história do contrabaixo no Brasil.

O workshop será uma roda de conversa e apresentação comentada do livro “Levadas Brasileiras”, que traz uma pesquisa inédita sobre linhas de contrabaixo brasileiras. Aborda mais de 40 baixistas e suas obras mais representativas, o registro traça um perfil cronológico de desenvolvimento do instrumento desde o início do século 20 até os dias de hoje, passando pelo baixo acústico e elétrico em diferentes gêneros.  Por meio de audições e análises, serão feitas observações e considerações técnicas, propiciando aos participantes um ponto de referência para o estudo de conceitos teóricos e com critério musical para executar ritmos brasileiros.

O evento integra as atividades de extensão do Conservatório e tem como objetivo ampliar conhecimentos e proporcionar vivências entre músicos, professores, convidados, alunos do Conservatório e comunidade em geral. O programa de formação complementar do Conservatório proporciona de forma gratuita workshops, oficinas, concertos didáticos e rodas de conversa abertas a comunidade.

Serviço:
Workshop “Levadas Brasileiras” com Glauco Sölter
16 de agosto (terça-feira), às 15h30
Auditório da Casa da Cultura Dide Brandão – Rua Hercílio Luz, nº655, Centro – Itajaí
Entrada franca

Imagens relacionadas

Conservatório promove workshop Levadas Brasileiras com o músico Glauco Sölter
Conservatório promove workshop Levadas Brasileiras com o músico Glauco Sölter
Conservatório promove workshop Levadas Brasileiras com o músico Glauco Sölter
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí