Fundação Cultural e Superintendência Administrativa das Fundações passam a atender em novo endereço

Nova sede fica na histórica Casa Konder, localizada na rua Lauro Müller, nº 83, no Centro de Itajaí
Data de inclusão: 05/08/2022 17:58

A partir de segunda-feira (08), a Superintendência Administrativa das Fundações e a Fundação Cultural de Itajaí atenderão ao público em novo endereço. Antes sediadas no Centro Integrado de Serviços, no bairro Fazenda, agora passarão a funcionar na histórica Casa Konder, localizada na rua Lauro Müller, nº 83, no Centro.

A Casa Konder data do final do século 19. É tombada pelo patrimônio histórico da cidade. Abrigou família de imigrantes ativos na vida política republicana. Ao longo do século 20, a edificação teve muitos outros usos. Abrigou, por anos, a livraria Casa Aberta, um dos primeiros sebos de Santa Catarina e pioneiro em Itajaí.

A edificação guarda traços do estilo neoclássico, marcado pelas colunatas, frontão reto na fachada principal e arcos plenos de suas aberturas. O eixo de simetria é reforçado pela mansarda que se estende até o alinhamento da fachada, possui uma bela sacada com gradis de ferro.

O superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber, explica que a equipe ficará por período determinado na casa, enquanto acompanha de perto o restauro da Casa Burghardt, onde antes estava sediada a própria Fundação Cultural e no piso térreo está a Galeria Dinyz Domingos. “A mudança neste momento é necessária. Ficaremos temporariamente na Casa Konder, já que em breve deve iniciar o restauro da Casa Burghardt”.

O horário de funcionamento da Superintendência Administrativa e da Fundação Cultural é de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

sup.fund@itajai.sc.gov.br