Festival Toni Cunha encerra neste fim de semana com programação diversificada

Ateliê, diálogos com grupos nacionais e espetáculos teatrais acontecem sábado (30) e domingo (31)
Data de inclusão: 29/07/2022 13:37

A 7ª edição do Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha encerra neste fim de semana com os últimos encontros do ateliê de crítica e os diálogos abertos com grupos nacionais de teatro. Haverá ainda dois espetáculos locais gratuitos no sábado (30) e no domingo (31), às 15h, dirigido a bebês e a crianças de todas as idades. À noite, às 20h, a programação do fim de semana destina-se aos adultos. Sábado (30) tem a peça “Habite-me”, da Cia 4 Produções, de Morro Reuter (RS). Já no domingo, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos de São Paulo (SP) encerra o evento, com o espetáculo “Terror e Miséria no Terceiro Milênio”.

O Grupo Teatral Porto Cênico de Itajaí apresenta, no sábado (30), às 15h, o espetáculo “Casa”, na Casa da Cultura Dide Brandão. Com direção da atriz Sandra Vargas (Sobrevento-SP), o trabalho aborda a saudade que os adultos sentem da sua infância e também da infância dos seus filhos. A partir de memórias das próprias atrizes, Aline Barth e Valéria de Oliveira, o espetáculo traz uma dramaturgia que apresenta histórias de duas mulheres, ora mães, ora filhas. O movimento, as sonoridades, a relação com objetos e a presença das atrizes constroem uma narrativa que dialoga criativamente e artisticamente com o universo dos bebês. Um momento de prazer estético para o bebê por meio de um universo poético. A peça tem entrada gratuita e vagas limitadas.

Sábado (30), às 20h, acontece a peça “Habite-me”, no Teatro Municipal de Itajaí, com ingresso a preço popular. O espetáculo opera num universo de imagens que oscilam entre a atriz marionetizada e o boneco animado num espaço disforme e maleável, como uma realidade em constante transformação. Habitar confunde-se com ser habitado. O receptáculo é o corpo humano, investido de máscaras e bonecos que, por meio das relações entre esses elementos com o espaço, com a luz e a música, percorre o tema da habitação e angaria um sentido onírico e metafísico, ao associar-se com a vida e com a morte bem como com a sensação de pertencimento que nos preenche quando encontramos sentido em algo que nos completa.

Domingo (31), às 15h, a Cia Experimentus de Itajaí apresenta “Vem Ver Nosso Boi Brincar”, no CEU das Artes, localizado no bairro São Vicente. O cantador Arnoldo Cueca construiu sua história na cultura popular, levando sua brincadeira e cantoria de Boi de Mamão para adultos e crianças. Uma delas foi sua neta, que nesse espetáculo homenageia o avô, contando e cantando sua trajetória. A montagem é uma reverência a um mestre da cultura popular catarinense, sob o olhar afetuoso de uma menina que cresceu observando de longe as cantorias de boi e, sem perceber, foi tocada pela alegria do avô brincante.

E fechando a programação desta edição do festival, às 20h de domingo (31), tem “Terror e Miséria no Terceiro Milênio”, no Teatro Municipal de Itajaí. Nove atores e dois DJs ensaiam confinados em um teatro que lhes serve como uma espécie de fortaleza. Sentados em dois bancos, esperam para entrar em cena e falar sobre o tempo em que vivem; criam a partir de algumas cenas do Terror e Miséria no Terceiro Reich, de Bertolt Brecht (que funciona como disparador), uma reflexão cênica sobre estes tempos. Num jogo entre atores e personagens, a cada cena, diferentes visões de mundo se confrontam, deixando evidente o que os une e o que os separa.

Confira a programação completa do 7º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha do fim de semana:

30/07 (sábado)
- 9h30 | 11h – Ateliê de Crítica com Luciana Romagnolli - Vila Sete Zero Cinco - Casa de Arte - gratuito
- 10h – Café Criativo - CIDA Coletivo Independente Dependente de Artistas (Natal/RN) - Casa da Cultura Dide Brandão - gratuito
- 15h – Espetáculo Casa - Grupo Teatral Porto Cênico (Itajaí/SC) - Classificação: Livre (para bebês de 0 a 3 anos) - Casa da Cultura Dide Brandão - gratuito
- 16h – Café Criativo - Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (São Paulo/SP) - Casa da Cultura Dide Brandão- gratuito
20h – Espetáculo Habite-me - Cia 4 Produções (Morro Reuter/RS) - Classificação: 14 anos - Teatro Municipal de Itajaí - pago (preço popular)

31/07 (domingo)
- 9h30 |11h – Ateliê de Crítica com Luciana Romagnolli - Vila Sete Zero Cinco - Casa de Arte - gratuito

- 10h – Café Criativo - Cia 4 Produções (Morro Reuter/RS) - Itajaí Criativa Residência - gratuito

- 15h – Espetáculo Vem Ver Nosso Boi Brincar - Cia Experimentus Teatrais (Itajaí/SC) - Classificação: Livre - CEU das Artes - gratuito
- 20h – Espetáculo Terror e Miséria no Terceiro Milênio - Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (São Paulo/SP) - Classificação: 14 anos - Teatro Municipal de Itajaí - pago (preço popular)

Sobres os ingressos
Nos espetáculos com entrada gratuita, os ingressos são distribuídos uma hora antes da apresentação. As entradas para as peças que estarão no Teatro Municipal podem ser adquiridas pelo site Ingresso Nacional (www.ingressonacional.com.br) e na bilheteria do teatro. O valor é R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada para os casos previstos por lei ou mediante a doação de 1kg de alimento ou um pacote de absorvente).

Festival Toni Cunha encerra neste fim de semana com programação diversificada