Secretaria de Educação promove formação de Gestão Democrática para supervisores de ensino

Encontro abrange assuntos introdutórios à temática, como legislação e conceitos
Data de inclusão: 26/07/2022 15:31

Nesta terça (26) e quarta-feira (27), a diretoria executiva e supervisores de ensino da Secretaria de Educação de Itajaí participam de uma formação sobre Gestão Democrática. O encontro visa abordar como a gestão democrática é tratada na legislação, os seus impactos no trabalho pedagógico e os critérios técnicos para escolha de diretores nas unidades escolares. A ação ocorre no auditório da Secretaria.

Inicialmente, a formação de Gestão Democrática foi promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME/SC) e foi realizada com os gestores educacionais dos 295 municípios catarinenses nos meses de maio e junho. O encontro virtual contou com a participação de representantes do Ministério Público de Santa Catarina e do Tribunal de Contas, a fim de ampliar os conhecimentos referentes à gestão democrática, que é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). A partir daí foi criado um grupo de trabalho para que seja elaborada uma minuta com os critérios de seleção para a escolha dos diretores escolares. O documento será analisado e aprovado pelos 11 prefeitos da AMFRI e pelas câmaras de vereadores, zelando pela ampla discussão e gestão democrática.

“Entendemos que bons diretores fazem boas escolas, então precisamos de bons critérios técnicos e pedagógicos para essas escolhas. Esse é apenas o começo de uma ampla discussão. No dia 02 de agosto teremos a primeira reunião desse grupo de trabalho de gestão democrática junto a AMFRI”, explicou o diretor executivo da Secretaria de Educação de Itajaí, Julio da Silva.