Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí divulga novo boletim epidemiológico sobre dengue, chikungunya e zika

Levantamento traz informações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no Município
Data de inclusão: 20/07/2022 19:04

A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses, divulga nesta quarta-feira (20) novo boletim epidemiológico sobre a situação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti na cidade. O levantamento reforça o alerta para que a população mantenha os cuidados preventivos, especialmente contra a dengue. De acordo com o boletim, foram registrados 272 casos positivos da doença no Município no período de 02 de janeiro a 16 de julho deste ano. Deste total, 166 casos são autóctones (transmissão dentro do município), 20 são importados (transmissão fora do município), 20 são indeterminados e 66 casos ainda em investigação.

Este é o sexto boletim emitido em 2022 sobre o assunto. Conforme os dados registrados, o número de casos de dengue confirmados neste ano é 24% menor do que no mesmo período de 2021, quando havia 360 casos positivos na cidade. Os bairros com mais casos autóctones são: São João (34 casos), Cordeiros (27), Cidade Nova (21), Fazenda (14), Itaipava (13) e São Vicente (12).

O total de focos também reduziu: em 2022 foram encontrados 729 focos em 17 bairros. Na comparação com o ano anterior, quando foram identificados 917 focos, observa-se uma redução de 21%. Apesar da diminuição, foi registrada neste ano a morte de um morador de Itajaí por dengue.

“Nossas equipes seguem nas ruas realizando o trabalho de prevenção, orientação e eliminação de focos do Aedes aegypti. É importante que a população faça sua parte e reforce os cuidados preventivos para não deixar água parada, principalmente não jogando lixo em terrenos baldios. Muitas vezes uma tampinha de garrafa pode ser um criadouro. Todos precisam ficar atentos”, reforça Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle de Dengue de Itajaí.

O boletim informa ainda que não foram registrados casos positivos de chikungunya e zika vírus na cidade em 2022. Acesse o relatório completo clicando aqui.  

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2022 - Município de Itajaí