Festival de Teatro Toni Cunha segue com programação neste fim de semana

Serão sete espetáculos, além de oficinas e encontros, em vários pontos da cidade
Data de inclusão: 20/07/2022 19:01

O primeiro final de semana do 7° Festival de Teatro Toni Cunha inicia com o “Ateliê de Crítica com Luciana Romagnolli”, no sábado (23) e domingo (24), às 9h30, no espaço Vila Sete Zero Cinco/Casa de Arte. Nos dois dias, também haverá o Café Criativo, às 10h, um bate-papo aberto ao público com grupos de teatro convidados, na Itajaí Criativa Residência Artística. Além disso, serão apresentados sete espetáculos teatrais, em espaços culturais, públicos e no Teatro Municipal de Itajaí. Entre as peças há atrações com entrada gratuita e a preços populares.

A programação de sábado (23) inicia com o Grupo Cirandela, de Criciúma (SC), que apresenta “Para Contar Estrelas”, às 11h, na Praça Arno Bauer. O espetáculo, gratuito e com classificação livre, convida os espectadores para conhecer os guardadores de tempo Prócion e Kuiper, em viagem pelo universo para capturar os mais variados tempos.

Durante a tarde, a MASS Produções, de Itajaí, apresenta no CEU das Artes de Itajaí, às 15h, “Cor de quê”, com classificação livre e entrada gratuita. O espetáculo traz a narrativa de histórias para a infância e as personagens são trazidas uma a uma para mostrar que o que há de diferente em cada um.

Já às 20h, o Grupo Quatroloscinco, de Belo Horizonte (MG), exibe o espetáculo “Tragédia” no Teatro Municipal de Itajaí, com classificação indicativa de 14 anos. Na adaptação do clássico Antígona, há jogos que se popularizam pelo mundo, ultrapassam os limites dos palácios, escorrem como sangue, inundam as ruas e entram pela fresta da porta de nossas casas. Jogos com regras rígidas e penalidades severas. Nesta apresentação será cobrado ingresso a preço popular.

A programação do sábado encerra com “Amar é Crime”, do ator itajaiense Jônata Gonçalves, às 22h30, na Itajaí Criativa Residência Artística. O público é convidado a adentrar no camarim, lugar ritualístico, de transição entre o real e a ficção. A peça traz uma série de histórias em que o amor flerta com seu reverso: a dor, a morte, o mal. Classificação é de 18 anos, com entrada gratuita.

No domingo (24), às 15h, a Téspis Cia de Teatro, de Itajaí, apresenta “Papelê - Uma Aventura de Papel”, no Teatro Municipal de Itajaí. A peça é uma grande brincadeira que parte de situações simples, do cotidiano, para transitar para um mundo de imaginação, em que cada um vai assumindo diversos personagens e situações. A classificação é livre e a entrada gratuita.

Às 18h, a Cia Mútua Teatro de Animação, também de Itajaí, apresenta “Contestado”, na Casa da Cultura Dide Brandão. O espetáculo, com classificação de 12 anos e entrada gratuita, relembra um momento histórico importante de Santa Catarina, no início do século 20: a Guerra do Contestado. Com elementos comuns a tantas tragédias, o Sul do Brasil foi palco de uma das mais dramáticas guerras que já aconteceram em solo brasileiro.

Para encerrar o fim de semana, o Teatro Municipal de Itajaí recebe, às 20h de domingo, “O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer”, da Cia de Teatro Acidental, de São Paulo (SP). Escrita a partir da obra ‘O Beijo no Asfalto’, de Nelson Rodrigues, procura colocar em cena as convulsões de uma sociedade movida pelo ódio, cultivado em nome da liberdade de expressão. A peça, de classificação 14 anos, terá ingresso vendido a preço popular.

Nos espetáculos com entrada gratuita, os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação. As entradas para as peças que estarão no Teatro Municipal podem ser adquiridas pelo site Ingresso Nacional (www.ingressonacional.com.br) e na bilheteria do teatro. O valor é R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada para os casos previstos por lei ou mediante a doação de 1kg de alimento ou um pacote de absorvente).

Confira a programação do 7º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha do fim de semana:

23/07 (sábado)
9h30 | 11h – Ateliê de Crítica com Luciana Romagnolli - Vila Sete Zero Cinco/Casa de Arte (Av. Getúlio Vargas, n° 705, bairro Vila Operária)
10h – Café Criativo - Buia Teatro Company (Manaus/AM) - Itajaí Criativa/Residência Artística (Rua Dr. Pedro Ferreira, nº 222, Centro)
11h – Espetáculo Para Contar Estrelas - Grupo Cirandela (Criciúma/SC) - Classificação: Livre - Praça Arno Bauer (entre a Casa da Cultura e o Museu Histórico)
15h – Espetáculo Cor de quê - MASS Produções (Itajaí/SC) - Classificação: Livre - CEU das Artes de Itajaí (Rua Érico Veríssimo, nº 701, bairro São Vicente – próximo à Escola Elfrida Cristino da Silva)
20h – Espetáculo Tragédia - Grupo Quatroloscinco (Belo Horizonte/MG) - Classificação: 12 anos - Teatro Municipal de Itajaí (Rua Gregório Chaves, nº 110, bairro Fazenda)
22h30 – Espetáculo Amar é Crime - Jônata Gonçalves (Itajaí/SC) - Classificação: 18 anos - Itajaí Criativa Residência Artística

24/07 (domingo)
9h30 | 11h – Ateliê de Crítica com Luciana Romagnolli - Vila Sete Zero Cinco - Casa de Arte
10h – Café Criativo - Grupo Quatroloscinco (Belo Horizonte/MG) - Itajaí Criativa/Residência Artística
15h – Espetáculo PaPeLê - Uma Aventura de Papel - Téspis Cia de Teatro (Itajaí/SC) - Classificação: Livre - Teatro Municipal de Itajaí