Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Semasa oferece curso gratuito sobre ligação de imóveis na rede de esgoto

Capacitação acontecerá no dia 26 de julho para proprietários de imóveis do Centro e Fazenda
Data de inclusão: 18/07/2022 16:42

O Município de Itajaí, por meio do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), promove no dia 26 de julho mais uma edição do curso sobre a correta ligação domiciliar à rede coletora de esgoto. A capacitação é gratuita e voltada a proprietários de imóveis dos bairros Centro e Fazenda, bem como locatários, comerciantes e profissionais da construção civil.

O curso será oferecido das 18h30 às 21h30, no Salão Paroquial da Igreja da Fazenda, em parceria com técnicos da empresa Echoa Engenharia, responsável pelas vistorias do Programa É Só se Ligar. Serão dadas dicas e orientações sobre como deve ser a ligação do imóvel na rede, instalações hidrossanitárias, desativação do sistema de fossa, especificações corretas de uma caixa de gordura, diferença entre rede de esgoto e drenagem pluvial, além de conhecer todos os pontos analisados pela fiscalização.

A mesma capacitação já foi promovida nos bairros Praia Brava e Cabeçudas, regiões em que o número de imóveis com irregularidades na ligação do esgoto chega a 80%, sendo a maioria em relação à instalação da caixa de gordura. Segundo o diretor de Saneamento do Semasa, Victor Silvestre, grande parte das irregularidades é cometida por desconhecimento técnico.

“A caixa de gordura precisa ter a dimensão correta e passar por limpeza frequente para evitar contaminação. Sabendo como proceder, o morador ou comerciante faz a adequação do imóvel e evita notificações e multas”, explica Silvestre.

O Semasa iniciou, em dezembro de 2021, as vistorias de imóveis na Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Centro e parte da Vila Operária. As equipes passam no imóvel e solicitam que o morador faça o agendamento da vistoria pelo WhatsApp (47) 99265 6598. Caso seja observado algum erro nas instalações, é dado prazo de 90 dias para a regularização.

O curso oferecerá certificado de participação e terá outras edições neste ano. O Salão Paroquial está localizado na Rua Amaro Jacques, nº 85. Não é necessário fazer inscrição. 

Imagens relacionadas

Semasa oferece curso gratuito sobre ligação de imóveis na rede de esgoto
Semasa oferece curso gratuito sobre ligação de imóveis na rede de esgoto
Semasa oferece curso gratuito sobre ligação de imóveis na rede de esgoto
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí