Abertas as inscrições para o Clube de Leitura de Dramaturgia

Iniciativa integra a 7ª edição do Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha
Data de inclusão: 11/07/2022 17:01

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Clube de Leitura de Dramaturgia, que será conduzido por Assis Benevenuto, da Editora Javali (MG). A atividade faz parte do 7º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha e fomentará quatro encontros presenciais para ler e conversar sobre dramaturgia. As inscrições devem ser feitas de forma on-line, neste link, até a próxima segunda-feira (18).

O Clube de Leitura de Dramaturgia é um espaço para o encontro com um dos pilares do teatro, a dramaturgia. Por meio de leituras de textos de teatro publicados pela Editora Javali, será abordada a pluralidade de formas de se pensar e escrever o teatro contemporâneo. Também serão discutidos os enredos de cada obra selecionada, a construção da literatura dramática enquanto gênero literário e suas particularidades. As obras foram selecionadas de acordo com o público-alvo, em sua diversidade.

Os encontros do Clube serão nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho, de segunda a quinta-feira, das 14h30 às 16h30. A ação ocorre na Casa da Cultura Dide Brandão, localizada na rua Hercílio Luz, 655, no Centro de Itajaí.

Podem participar da atividade pessoas com mais de 14 anos de idade, artistas, trabalhadores da cultura, comunicadores e a comunidade em geral. Alunos e turmas escolares do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e universidades também estão aptos a participar.

A participação na oficina é gratuita e os interessados passarão por uma seleção prévia. Os selecionados receberão a confirmação da Comissão Organizadora do festival por e-mail.

Sobre o ministrante e a editora

Assis Benevenuto Vidigal é criador, coordenador e editor da Editora Javali. É ator, dramaturgo, tradutor e diretor de teatro, integrante do Grupo Quatroloscinco Teatro do Comum (2007). Doutorando e mestre em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG; graduado em Letras pela mesma instituição; é formado em teatro pelo Curso Técnico Profissionalizante Cefart. Ministra oficinas e cursos de dramaturgia, como os ateliês de dramaturgia, clubes de leitura e workshops de longa e curta duração em Belo Horizonte (MG) e por todo país.

Já a Editora Javali foi criada em 2015, em Belo Horizonte (MG), por dramaturgos e artistas de teatro. É uma das únicas editoras brasileiras especializadas em publicações de Teatro - dramaturgia, teoria, tradução e memória. Publicou mais de 70 obras de teatro em aproximadamente 46 títulos, dentre importantes referências do teatro brasileiro e internacional. Diversos livros editados pela Javali também vêm sendo adotados nas universidades brasileiras e em cursos de formação profissional em teatro pelo país, o que demonstra sua importância.

Abertas as inscrições para o Clube de Leitura de Dramaturgia