Estudantes da Rede Municipal recebem premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática

Cerimônia ocorreu na quinta-feira (07), em Florianópolis
Data de inclusão: 08/07/2022 16:40

A Rede Municipal de Ensino de Itajaí recebeu três medalhas na cerimônia de premiação da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada nesta quinta-feira (07), em Florianópolis. O estudante Pedro Berto Lucas Sobral, do Centro Educacional Pedro Rizzi, conquistou o primeiro lugar, e os alunos Thiago Carvalho da Silva, da Escola Básica Martinho Gervasi, e Keyla Simão Floriani, da Escola Básica Judith Duarte de Oliveira, ficaram com a terceira colocação.

No ato da quinta-feira, os terceiros colocados receberam medalhas e certificados. O estudante Pedro Sobral também ganhou certificado e irá receber a medalha de ouro em uma cerimônia no Rio de Janeiro, ainda a ser agendada. “É uma alegria muito grande receber esta premiação. Isso só me motiva a estudar ainda mais”, declarou o medalhista de ouro.

“Eu sempre digo que ele vai ter o poder de escolher a profissão que ele bem entender. Porque se ele tira boas notas, ele consegue acessar uma excelente faculdade e, consequentemente, um bom emprego no futuro”, disse o pai de Pedro, Dário Sobral, que o acompanhou na cerimônia de premiação. “O Pedro não gosta de notas vermelhas. O boletim dele é todo azul. Ele é bom em todas as matérias e a gente sempre o incentiva nos estudos”, complementou a mãe, Terezinha Sobral, que também compareceu no evento.

Ao todo, a Olimpíada Brasileira de Matemática teve 53 medalhistas de ouro, 147 de prata e 440 de bronze para escolas públicas de todo o Estado. O evento de premiação contou com a presença de representantes das secretarias de Educação de Santa Catarina e da OBMEP.

A professora de matemática de Pedro, Simonne Alves dos Santos Kloczak, recebeu um certificado de menção honrosa, pelo trabalho desenvolvido com o aluno. “O Pedro é um estudante bastante disciplinado. Sempre busca informações extraclasse e sempre tira boas notas. Para a gente foi uma alegria imensa vir até Florianópolis acompanhar ele e a professora Simonne nesta cerimônia”, enfatizou a diretora do Centro Educacional Pedro Rizzi, do bairro Cidade Nova, Josiane Teixeira.

Incentivo ao desenvolvimento acadêmico

Os três estudantes premiados já realizaram a prova da Olimpíada de Matemática deste ano e se classificaram para a segunda etapa, que deve acontecer em outubro. “Eu quero ser professor de matemática, então eu adoro quando tem a Olimpíada, porque posso treinar mais”, comentou o estudante da escola do bairro Brilhante, Thiago Carvalho da Silva.

“Foi bem difícil a prova deste ano, mas fiquei feliz em ter sido classificada para a segunda etapa. Quem sabe na cerimônia do ano que vem eu não esteja aqui novamente”, frisou Keyla Simão Floriani, que estuda na unidade da Itaipava.

Os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa concedida pelo CNPq e têm acesso a encontros semanais, onde têm a chance de aprofundar o conhecimento matemático. Com acesso a um fórum virtual elaborado pela OBMEP e preparado especialmente para os diferentes níveis de participação, os alunos realizam tarefas complementares às aulas com ajuda de moderadores.

Sobre a OBMEP

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Tem como objetivos popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio, identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.