Novo modelo de estacionamento rotativo é aprovado pela Câmara de Vereadores

As mudanças têm como objetivo possibilitar a operacionalização de um sistema municipal
Data de inclusão: 07/07/2022 18:03

O Município de Itajaí avançou na regulamentação do novo modelo para o estacionamento rotativo na cidade. A nova legislação foi aprovada pela Câmara de Vereadores nesta semana e agora segue para a sanção do prefeito. A previsão é que a Secretaria Municipal de Governo lance, ainda neste mês, o edital para a contratação do serviço de apoio para operacionalização do modelo aprovado, que será mantido pelo Município, sem a necessidade de concessão.

O novo modelo ampliará para 4 mil as vagas de estacionamento regulamentadas nos bairros e vai possibilitar a destinação dos recursos do estacionamento rotativo para a Secretaria Municipal de Segurança Pública, responsável pela fiscalização do serviço. Dessa forma, os valores cobrados serão revertidos em melhorias nas estruturas de trânsito e equipamentos de segurança do cidadão.

Ao todo, 1.700 novas vagas serão criadas para ampliar a cobertura do serviço em especial nas ruas Indaial e Estefano José Vanolli. O serviço de regulamentação estará disponível em aplicativos de smartphone, em 200 máquinas de pagamento, similares às de cartão de crédito, nos estabelecimentos comerciais e em 50 parquímetros.

A retomada do estacionamento rotativo no Município de Itajaí atende às demandas da comunidade e dos lojistas no Centro e bairros. A proposta também acompanha a revolução na mobilidade urbana com as mudanças no trânsito de Itajaí e o movimento das grandes cidades em regulamentar as vagas em atenção ao crescimento populacional e do número de carros.

Novo modelo de estacionamento rotativo é aprovado pela Câmara de Vereadores