Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Nota de Pesar: Fernando Knoll das Neves (Fernandinho)

Data de inclusão: 26/06/2022 12:56

O Município de Itajaí e a Fundação Cultural de Itajaí, solidários à família e aos amigos, manifestam profundo pesar com o falecimento do músico e egresso do Conservatório de Música Popular de Itajaí, Fernando Knoll das Neves. Ele lutava contra o câncer e faleceu neste domingo (26).

Fernandinho, como era conhecido por todos, tinha 34 anos. O guitarrista e compositor teve uma trajetória musical de destaque na cidade e região, com 20 anos de carreira artística. Estudou com professores como Cássio Moura, Dalton Xavier, Paulo Gekas e Leandro Fortes. Foi aluno do curso de guitarra, da primeira turma do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues e formou-se em 2009. Era também bacharel em Guitarra pelo curso de Música da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em 2016.

Seu gosto e estilo versátil lhe permitiram transitar como músico e produtor entre grupos e apresentações de jazz, bossa nova, rock, entre outros gêneros musicais. Foi integrante e fundador da banda Exodub, na qual gravou e produziu, em parceria com Oliver Dezidério, o CD “Linha de frente”. Possui ainda participação nas gravações dos trabalhos de Thales Nunes (Cantable) e Rodrigo Suave (Traçado Bem Brasileiro) e em dois episódios do programa “Nossa Toca”, produzidos respectivamente pelos produtores Ricardo Pauletti, Bruno Moritz e Giba Moojen.

Participou de diversas edições do Festival de Música de Itajaí, evento que contribuiu com sua formação e prática musical. Realizou a direção musical do trabalho do cantor e compositor Maloka Nunes, premiado no 6º Festival da Canção de Balneário Camboriú, como melhor canção e melhor instrumentista para o próprio guitarrista.

Também foi idealizador e guitarrista da banda Felaclan junto com a cantora carioca Larissa Marinônio e o baixista Lucas Phillip. Junto com Phillip e Elvis Pauli gravou o álbum “Trio Nó de Oito”. Era professor na Escola Laboratório da Música, onde lecionava aulas de guitarra e violão. Atualmente, era produtor na Oito8 Produções, com Leandro Geum.

Fernandinho aprovou, neste ano, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itajaí, o projeto “Das Neves Instrumental”. A proposta prevê a realização de gravação de cinco músicas autorais do guitarrista.

O Município e a Fundação Cultural de Itajaí enaltecem o legado deixado pelo artista para toda cidade, suas contribuições se perpetuam em sua música e obra.

O velório será no Crematório Vaticano em Balneário Camboriú a partir das 18h deste domingo (26) e a cerimônia de despedida ocorrerá na segunda-feira (27), às 11h.

Imagens relacionadas

Nota de Pesar: Fernando Knoll das Neves (Fernandinho)
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí