Cerimônia marca 80 anos de fundação do Herbário Barbosa Rodrigues

A solenidade faz parte das celebrações dos 162 anos de Itajaí
Data de inclusão: 22/06/2022 17:16

Considerado um dos maiores centros de informações referentes à botânica do Brasil, o Herbário Barbosa Rodrigues completou 80 anos de fundação. Uma cerimônia de comemoração foi realizada no local na manhã desta quarta-feira (22). Durante o evento foi realizado o plantio e distribuição de mudas. A solenidade faz parte das celebrações dos 162 anos de Itajaí.

O Herbário Barbosa Rodrigues abriga o registro de 95% das espécies de plantas existentes em Santa Catarina e fica localizado na avenida Marcos Konder, no centro de Itajaí. De grande importância para o meio acadêmico, a instituição é uma associação civil sem fins lucrativos e possui um completo acervo da flora catarinense com cerca de 70 mil plantas e um dos maiores centros de informações referentes à botânica do Brasil.

“O Herbário Barbosa Rodrigues é uma instituição científica renomada e reconhecida internacionalmente. Sem dúvida foi um trabalho intenso feito pelo padre Raulino Reitz de catalogar a flora catarinense e é uma das poucas instituições deste gênero no mundo”, ressaltou o prefeito Volnei Morastoni.

Durante o evento, a Univali e a Associação Herbário Barbosa Rodrigues iniciaram a coleta de assinaturas para um acordo que permitirá à universidade assumir a administração, guarda e conservação do acervo do Herbário. Além de ações para resguardar o acervo científico, o acervo bibliotecário e a estrutura física da sede do Herbário, o acordo permitirá também que a Univali retome imediatamente as atividades científicas na entidade.

“Precisamos de ações para fazer com que Itajaí consiga abraçar a importância desta causa que é a manutenção do Herbário. Em nome do governo municipal, parabenizamos a Univali por assumir a principal missão deste local que é fazer ciência”, destacou Normélio Pedro Weber, superintendente administrativo das Fundações de Itajaí.

Nas comemorações dos 80 anos foi realizado o plantio de mudas de Raulinoa echinata no entorno do Herbário e distribuídas mudas de Dyckia ibiramensis Reitz e Bauhinia forficata.

Sobre o Herbário

A história do Herbário iniciou com o padre e estudante de teologia Raulino Reitz. Sempre apaixonado por botânica, ele possuía uma coleção de plantas no Rio Grande do Sul, batizada de Barbosa Rodrigues em homenagem ao importante botânico João Barbosa Rodrigues. De passagem por Itajaí, o trabalho de Raulino chamou a atenção do prefeito da cidade à época, que lhe ofereceu a oportunidade de ficar aqui e ganhar um espaço para guardar as plantas.

Raulino conheceu o também botânico Roberto Miguel Klein e o americano Lyman Smith, que foram de grande importância para a história do Herbário. Após trocar experiências, os três planejaram mapear toda a vegetação de Santa Catarina. Durante 14 anos, o trio realizou mais de mil excursões, recolhendo exemplares de plantas das matas e classificando para a botânica mundial. A obra “Floria Ilustrada Catarinense” é referência a todos os pesquisadores da área e a maior coletânea referente ao tema.

Cerimônia marca 80 anos de fundação do Herbário Barbosa Rodrigues