Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

5º Festival Literário de Itajaí tem lançamento de livros neste sábado (18)

Obras contempladas nos editais Meu Primeiro Livro e Lei de Incentivo à Cultura serão apresentadas na Praça Arno Bauer
Data de inclusão: 17/06/2022 19:17

Três obras contempladas no edital Meu Primeiro Livro e uma aprovada na Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí serão lançadas neste sábado (18), na Praça Arno Bauer, entre a Casa da Cultura Dide Brandão e o Museu Histórico, no centro de Itajaí. Os lançamentos destes trabalhos e outros de editoras e artistas independentes acontecem na feira do 5º Festival Literário de Itajaí (FLI).

O último dia do FLI será repleto de atividades. A abertura da feira acontece às 11h, com a apresentação musical da Tamires Pereira e Banda. Às 14h30 tem a intervenção Livro Mural, de Luciano Pontes. Às 15h, ocorrem os lançamentos das obras do edital Meu Primeiro Livro, depois a intervenção Pequeno Brasil Itinerante, de Genifer Gerhardt. A partir das 17h haverá lançamentos de editoras e artistas independentes e, às 18h30, a intervenção “Ultra-Realismo”, do Grupo de Poetas e Escritores Mário Quintana e convidados.

Sobre os lançamentos

A editora, professora e produtora cultural Vanessa Gonçalves se lança oficialmente como escritora e apresenta ao público seu primeiro livro: Dissolúveis. O livro foi contemplado pelo edital Meu Primeiro Livro, do Município e Fundação Cultural de Itajaí, e é uma edição da Rizoma Projetos Editoriais (Itajaí-SC) com co-edição da Editora Patuá (São Paulo-SP), que é referência em editoração independente no país. A obra reúne 20 histórias que permeiam a voz de uma personagem feminina, a qual faz dos encontros um espaço de conhecimento de si e do(s) outro(s) que a cruzam. O livro será comercializado pelo valor de R$ 35 e pode ser adquirido pelo site da Rizoma: rizomaeditora.com.br.

Conhecido por sua atuação na cena musical de Itajaí e região, o pianista e compositor Giovanni Sagaz agora alça novos voos com sua primeira obra literária: o livro de poesias “Conversas com o abismo”, publicado pela editora Cruz e Sousa. Organizado durante a pandemia e o confinamento social imposto pela Covid-19, o projeto também foi contemplado no edital Meu Primeiro Livro e traz à baila as inquietações da alma do músico-poeta. A obra tem versão digital gratuita, que pode ser acessada por meio do site da editora: https://www.editoracruzesousa.com.br/loja . A versão impressa poderá ser adquirida com o autor após o lançamento.

Já o livro “Rio que Corre. Pedra.”, do escritor carioca Luiz Cláudio Cerqueira, foi construído a partir da reunião e seleção de poemas escritos ao longo da trajetória literária do autor, iniciada ainda na década de 1990 em São Paulo. Dali ele tece a composição da obra, atento à memória e conectado ao momento, inspirado no lugar onde atualmente vive, em Itajaí. O projeto é outra obra contemplada no edital Meu Primeiro Livro.

Livro conta a história do Grupo de Poetas e Escritores Mário Quintana

O Grupo de Poetas e Escritores Mário Quintana (GPEMQ), de Itajaí, reconhecido por sua intensa atuação nas décadas de 1980 e 1990 com a realização de recitais, performances, saraus e demais eventos literários para promover a poesia, ganha obra literária, publicada pela Editora Traços & Capturas. O livro “Ultra-realismo na cena literária de Itajaí” foi contemplado na Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí.

Os integrantes do GPEMQ são: Carlos Rogério Mueller, Jean Carlos Reinert, Júlio Cesar Andrioni, Marlene de Fáveri, Nassau de Souza e Orlando Ferreira.

A narrativa da obra é composta por textos de autoria de Marlene de Fáveri, pesquisadora e autora na área de História, e tem coordenação editorial do escritor e historiador André Soltau. O livro revisita a memória cultural de Itajaí por meio da ação do GPEMQ. A publicação da antologia iconográfica pretende promover o registro de um momento efervescente na cidade.

Confira a programação do último dia do 5º FLI, na Praça Arno Bauer:

18/06 (sábado)
11h às 20h – Feira Literária do Centro:

11h – Abertura e apresentação musical com Tamires Pereira e Banda
14h30 – Intervenção Livro Mural, com Luciano Pontes
15h – Lançamentos de Livros Edital do Meu Primeiro Livro
16h – Intervenção Pequeno Brasil Itinerante, com Genifer Gerhardt
17h – Lançamentos de Editoras e Artistas Independentes | Livro do GPEMQ
18h30 – Intervenção ULTRA-REALISMO, com Grupo de Poetas e Escritores Mário Quintana e convidadas
20h - Encerramento 5° FLI 

Imagens relacionadas

5º Festival Literário de Itajaí tem lançamento de livros neste sábado (18)
5º Festival Literário de Itajaí tem lançamento de livros neste sábado (18)
5º Festival Literário de Itajaí tem lançamento de livros neste sábado (18)
5º Festival Literário de Itajaí tem lançamento de livros neste sábado (18)
5º Festival Literário de Itajaí tem lançamento de livros neste sábado (18)
5º Festival Literário de Itajaí tem lançamento de livros neste sábado (18)
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí