Itajaí garante R$ 85 milhões para The Ocean Race, novo complexo do Hospital Marieta e trevo da Antônio Heil

Repasse de recursos foi anunciado nesta terça-feira (14) pelo Governo de Santa Catarina
Data de inclusão: 14/06/2022 21:04

Na véspera do aniversário de 162 anos, o Município de Itajaí garantiu importantes repasses para ações de turismo, saúde e infraestrutura. Em evento realizado nesta terça (14), no Centreventos, o Governo de Santa Catarina anunciou um repasse de R$ 85 milhões para a etapa da regata The Ocean Race na cidade, equipar o novo complexo do Hospital Marieta Konder Bornhausen e dar início à obra do novo trevo entre as rodovias Antonio Heil e BR-101. No ato, o governador Carlos Moisés também assinou convênio com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para implantação de um Ambulatório de Alto Risco Obstétrico no Campus Itajaí.

Destaque no evento, a parada da The Ocean Race em Itajaí recebeu aporte de R$ 7 milhões do Governo Estadual. Única cidade da América Latina a sediar a maior regata do planeta, o Município receberá os velejadores pela quarta vez consecutiva após a perna mais longa da história da competição. A corrida parte de Alicante, na Espanha, em janeiro de 2023 e os competidores chegarão à cidade catarinense em abril do mesmo ano.

“Como nas três edições anteriores essa parceria com o Governo Estadual é fundamental para garantirmos esse evento na nossa cidade e em Santa Catarina. A The Ocean Race é muito importante não somente para Itajaí, pois traz recursos para toda a região da Amfri e para o nosso Estado”, avaliou secretário municipal de Turismo e Eventos, Evandro Neiva.

A última edição da The Ocean Race teve mais de R$ 83 milhões de impacto econômico em Santa Catarina – 28% a mais do que a parada de 2015. Ao todo, 75% desse montante ficou em Itajaí e região. O Governo Estadual, por exemplo, arrecadou mais de R$ 5 milhões em impostos.

“É um investimento que traz benefícios a curto e longo prazo, consagrando internacionalmente o Município de Itajaí e o Estado de Santa Catarina como referência no esporte e no turismo náutico”, destacou o prefeito Volnei Morastoni.

Nesta edição da The Ocean Race, o percurso da Cidade do Cabo (África do Sul) até Itajaí entrará para a história como recorde de travessia de uma só etapa da viagem à volta do globo: serão 12.750 milhas náuticas (23,6 mil km), uma maratona de um mês. Outra novidade é que pela primeira vez a corrida vai começar e terminar no Mediterrâneo.

Novo trevo entre as rodovias Antonio Heil e BR-101

Na solenidade, o governador Carlos Moisés também assinou a ordem de serviço, no valor de R$ 35 milhões, para construção do novo trevo de acesso às rodovias Antonio Heil e BR-101. O projeto será executado pelo Estado de Santa Catarina e complementará da duplicação da rodovia Antonio Heil. O Município de Itajaí assumiu a responsabilidade pela desapropriação para acelerar o início das obras.

Com a implantação do trevo, Itajaí ganhará um impulso na mobilidade e favorecerá a reconhecida cadeia logística da cidade, em especial na sua ligação com a cidade de Brusque. O investimento vai eliminar os congestionamentos nas duas rodovias e na avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul). O prazo para execução dos trabalhos é de 18 meses.

Investimentos em saúde

A cerimônia contou ainda com a confirmação do repasse de R$ 40 milhões para o Hospital Marieta Konder Bornhausen. O valor será usado para instalação de equipamentos e mobiliário no novo Complexo Madre Teresa, que já recebeu investimentos de R$ 95 milhões.

O complexo contará com Urgência e Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Ambulatório, Banco de Leite, 241 leitos de internação, 20 leitos de UTI Adulto, 10 de UTI Neonatal, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), 12 salas cirúrgicas, sendo 3 obstétricas, Central de Materiais Esterilizados (CME) e Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon).

A Univali e o Governo de Santa Catarina também firmaram convênio para implantação de um Ambulatório de Alto Risco Obstétrico no Campus Itajaí. O acordo, no valor de R$ 3 milhões, garante atendimento às gestantes de alto risco, da região da Foz do Rio Itajaí, que necessitem de acompanhamento periódico devido a doenças prévias ou próprias da gestação. O local terá dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, uma sala de ultrassonografia e uma sala de cardiotocografia, além de equipe multidisciplinar.

“Hoje, nós podemos estar aqui para anunciar importantes investimentos para a cidade de Itajaí. Essa é uma região rica e receptiva para os turistas do Brasil e do mundo. O Governo do Estado está presente aqui neste movimento municipalista, com ações para melhorar a vida das pessoas”, disse o governador Carlos Moisés.