Município de Itajaí inaugura nova sede do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS)

Com amplo espaço, local conta com 29 salas para atendimento aos pacientes
Data de inclusão: 13/06/2022 17:14

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou as novas instalações do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS) nesta segunda-feira (13). Com amplo espaço para atender à população, o novo endereço conta com 29 salas disponíveis, entre consultórios, recepção e espaços para realização de terapias. O local fica na rua Uruguai, nº 277, no bairro Centro (em frente ao Fórum). A inauguração faz parte da programação do aniversário de 162 anos de Itajaí.

"É um momento muito ímpar para a cidade. Por mais que o CEPICS já exista há 14 anos, levando saúde física, mental e emocional à população, a ampliação deste serviço garante a continuidade de todas as práticas oferecidas no Município atualmente. Com apoio da Secretaria de Saúde e da Prefeitura, trazemos saúde de qualidade para todos", destacou o gerente do CEPICS, Cristiano Klaus Fischer.

O Centro oferece gratuitamente diversas práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) para a comunidade, que contribuem com a saúde física, mental e emocional: acupuntura, homeopatia, ventosaterapia, auriculoterapia, terapia comunitária integrativa, yogaterapia, reiki, aromaterapia, cromoterapia, fitoterapia, reflexologia, quick massagem e, também, do-in. As terapias são preventivas e podem ser aliadas ao tratamento convencional de todos os pacientes. Semanalmente são atendidos, em média, 500 usuários.

"Que nós possamos, neste novo ambiente, entregar um serviço de qualidade e com muito carinho ao nosso público. O objetivo é que o CEPICS seja sempre um serviço de excelência, desenvolvendo diretrizes de trabalho em conjunto com todas as unidades de saúde de nossa cidade", afirmou o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

Durante a inauguração da nova sede, os cidadãos puderam conferir algumas das práticas ofertadas, como dança circular, yoga e meditação. A agenda de atendimentos no local inicia nesta terça-feira (14).

Presente na solenidade, o prefeito de Itajaí, Volnei José Morastoni, também prestou agradecimentos e elogios à equipe do CEPICS. "Os resultados obtidos na unidade são excelentes. Todo o sistema de saúde de Itajaí deve atuar em consonância com as práticas integrativas, ampliando e humanizando a medicina, a saúde e todas as formas de atendimento. Itajaí oferece todas as alternativas e possibilidades de prevenção, cura e tratamento. Mesmo com a alta demanda, continuaremos a aprimorar os atendimentos de todas as esferas da saúde à população itajaiense", enfatizou.