Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Ecoponto de Itajaí completa um ano com 650 m³ de resíduos recolhidos

Estrutura funciona 24 horas e se tornou referência em educação ambiental
Data de inclusão: 09/06/2022 13:57

Consolidado como um importante ponto de descarte de resíduos recicláveis, o Ecoponto de Itajaí completou um ano de funcionamento em maio. Neste período, a estrutura recolheu 650,16 m³ de materiais plásticos, de papel, vidro, metal e óleo de cozinha usado e registrou aumento de quase 500% em relação ao primeiro mês de atividades. Além do recolhimento de resíduos, a comunidade recebe orientações sobre a importância da reciclagem do lixo.

Nos primeiros cinco meses de 2022 foi recolhido quase 90% do total recebido em 2021. De janeiro a maio deste ano, o espaço recebeu 307,08 m³ de resíduos, enquanto nos sete meses de funcionamento anteriores foram descartados 343,08 m³ de recicláveis no local.

O Ecoponto também recebeu em um ano mais de 6 toneladas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, quase 700 quilos de pilhas e baterias, 2.523 lâmpadas fluorescentes, 316,75 quilos de tampinhas de plástico e 557 esponjas de cozinha usadas. O espaço ainda prestou apoio em mutirões de limpeza e ações educativas.

“O Ecoponto se tornou mais do que um local para destinação voluntária de resíduos, é um ponto de educação ambiental que sensibiliza diariamente a população. Os moradores de Itajaí e até mesmo de municípios vizinhos estão fazendo um ótimo proveito do espaço”, destaca Mauana Radavelli, coordenadora do programa Recicla Itajaí, responsável pelo Ecoponto.

Como funciona o Ecoponto

O Ecoponto é uma iniciativa do programa Recicla Itajaí, desenvolvido pela Ambiental em parceria com o Município de Itajaí, e funciona 24 horas, todos os dias da semana. O espaço fica em frente ao Centreventos, na avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio. O atendimento presencial para descarte de alguns resíduos ocorre de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.

O espaço recebe vidros, plásticos, metais, papéis, óleo de cozinha usado de residências, pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, esponjas de cozinha usadas, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros), pilhas e baterias, além de tampinhas de plástico.

Novo ponto de coleta

Está em fase de implantação um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos volumosos. O PEV funcionará na Rua Érico Veríssimo, no bairro São Vicente, e receberá resíduos recicláveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, resíduos da construção civil (até 1m³), volumosos, lâmpadas e pilhas. A obra tem previsão de ser concluída ainda neste ano.

__
Informações adicionais:
https://www.ambiental.sc/cidades/itajai/
reciclaitajai@ambiental.sc
https://www.instagram.com/reciclaitajai
Whatsapp: (47) 9 9718-5771

Imagens relacionadas

Ecoponto de Itajaí completa um ano com 650 m³ de resíduos recolhidos
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí