Semana do Meio Ambiente movimenta unidades de ensino

Algumas visitas técnicas também são realizadas para o desenvolvimento da aprendizagem
Data de inclusão: 02/06/2022 17:10

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no domingo (05), será marcado por ações nas unidades de ensino da Rede Municipal ao longo desta semana. Escolas, centros de educação infantil e centros de educação em tempo integral desenvolveram projetos e também participam de visitas técnicas, ao Porto de Itajaí e a uma exposição sobre o combate ao lixo no mar.

Na tarde desta quinta-feira (02), alunos do Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Verde Vale, do bairro Fazenda, visitaram a exposição “Mar Adentro: Pelo Combate ao Lixo no Mar”, no Centro de Educação Ambiental (CEA), na Praia do Atalaia. A exposição, realizada pelo Instituto Itajaí Sustentável (INIS) em parceria com laboratórios da Univali e o Programa de Monitoramento de Praias (PMP), retrata por meio de imagens, objetos e resíduos sólidos a importância da preservação dos mares.

“Através da visitação à exposição repassamos aos alunos e também à comunidade, pois nosso espaço está aberto ao público, que pequenas mudanças de hábito podem fazer toda a diferença, como, por exemplo, o uso de materiais reutilizáveis, evitando assim o uso de utensílios plásticos, como copos, canudos, sacolas”, enfatizou a educadora ambiental do INIS, Mariana Caprara.

A exposição ainda alerta sobre os principais itens encontrados nas praias, como bitucas de cigarro, tampas, lacres de garrafas, embalagens de alimentos, sacos e canudos. A imagem de um mergulhador, no fundo do mar, cercado por alguns destes itens deixa uma reflexão: “Em 2050, teremos mais plástico do que peixes nos oceanos. Chegamos ao fundo?”. A mostra também traz ossos de baleia, arcada dentária de um tubarão e águas vivas, expostas em um aquário.

“Eu achei tudo muito incrível. Fiquei impressionado com tudo o que eu vi. Com certeza vou levar muitos ensinamentos daqui para casa e vou compartilhar com todo mundo”, disse o estudante de 11 anos, Angelo Murilo de Souza de Oliveira.

Visita técnica ao Porto de Itajaí

Quem também participou de uma visita técnica, mas ao Porto de Itajaí, foram os alunos dos nonos anos da Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, da Murta. Acompanhados da professora Danyelle Cristina Gomes e da supervisora Angela de Souza Rodrigues, os estudantes puderam conhecer toda a estrutura portuária da cidade, participaram de uma palestra sobre os projetos desenvolvidos no local, aprenderam sobre separação de lixo, reciclagem e até participaram de uma simulação de vazamento de óleo em água e terra. O encontro finalizou com a visitação das turmas ao terraço da APM Terminals, de onde os alunos puderam visualizar as operações que estavam em andamento.

“Os alunos ficaram encantados com toda a grandeza do nosso Porto. Eles ficaram bastante curiosos, perguntavam sobre as operações, guindastes, berços. Acredito que foi uma visita muito produtiva”, informou a supervisora da Escola Maria José Hulse Peixoto, Angela de Souza Rodrigues.

“As visitas técnicas são importantes estratégias de ensino para a formação dos estudantes dos diferentes níveis de ensino, auxiliando para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem”, complementou a supervisora de educação ambiental da Secretaria de Educação, Adriana Bandeira.

Projetos ambientais pelas unidades de ensino

Ao longo de todo o ano, a Rede Municipal de Ensino realiza uma série de ações e projetos ambientais, mas nesta semana, que antecede o Dia Mundial do Meio Ambiente, algumas unidades intensificaram os seus planejamentos.

No Centro de Educação Infantil (CEI) João Sandri, do bairro Cidade Nova, os estudantes da pré-escola participaram de um passeio pela comunidade para observar e dialogar sobre situações do meio ambiente. As crianças puderam interagir com elementos da natureza, observar características e explorar diferentes sentidos. Depois, coletaram alguns desses elementos e levaram para a sala de aula, quando puderam fazer trabalhos artísticos com folhas e sementes.

Já no Centro de Educação Infantil (CEI) Nossa Senhora das Graças, as professoras de Múltiplas Linguagens, Maria Eduarda Gasperi e Shirley Aparecida Fachineli dos Reis, trabalham o meio ambiente e a sua real importância durante todos os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. Em função da Semana do Meio Ambiente, as professoras também iniciaram o projeto “Protetores do Meio Ambiente”, que contempla atividades para a conscientização das crianças, traz a realidade do nosso planeta e como podemos protegê-lo de tudo isso.

Através do projeto “Rugido sustentável”, o CEI também realiza a reciclagem de materiais, como: lixo eletrônico, livros e revistas inutilizáveis, além de óleo de cozinha usado.

“Desenvolvemos esse trabalho em parceria com as famílias e as crianças do nosso CEI. Também estamos com uma horta linda na nossa unidade e todas as turmas participam de todo processo de plantio e colheita. Acreditamos que é muito importante despertar, desde cedo, questões de proteção ao meio ambiente nos nossos alunos”, explicou a professora Maria Eduarda Gasperi.

Já o CEDIN Ângela Dalçóquio de Souza, do bairro Imaruí, aproveitou o Dia Mundial do Lixo Zero, comemorado no último dia 30 de maio, para o desenvolvimento de projetos de ação e preservação ao meio ambiente e seus recursos. O professor Lorenzo Sanches Fernandes, mediador da educação ambiental, fez uma aula informativa sobre a importância de preservar a natureza e seus recursos. A unidade também implantou pontos de coleta de recicláveis para o projeto "Rugido Sustentável".

“Acreditamos que com essas ações a gente consiga minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte irregular de todo esse lixo. Hoje, plantamos uma sementinha de consciência em cada um de nós! A natureza agradece”, comemorou a diretora da unidade, Verônica Bittencourt.

Semana do Meio Ambiente movimenta unidades de ensino