Secretaria Municipal da Saúde realiza capacitação sobre HIV/AIDS

Evento teve como objetivo sensibilizar profissionais de saúde sobre o diagnóstico precoce do vírus e novas formas de prevenção
Data de inclusão: 25/05/2022 17:26
O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma capacitação sobre a importância do enfrentamento e a prevenção do HIV/AIDS. A ação foi destinada a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e atendentes das unidades de saúde da cidade. As atividades encerraram nesta terça-feira (24) e contaram com a participação de 181 servidores.

O objetivo da capacitação é atualizar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais que atuam nas unidades de saúde do município, além de contribuir com as rotinas assistenciais, disseminar informações e qualificar o atendimento prestado à população. A intenção do evento, que teve como tema “Epidemia do HIV: Onde Estamos?”, é também sensibilizar os servidores sobre seu papel no diagnóstico precoce do HIV/AIDS, por meio da oferta de testes rápidos, gratuitos e disponíveis nas unidades básicas, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município.

No encontro, os profissionais receberam informações sobre os dados epidemiológicos do HIV de Itajaí e as formas de prevenção que são ofertadas no município. A atividade ainda promoveu discussões e reflexões com a apresentação de casos que tiveram diagnóstico tardio do vírus. Os palestrantes convidados para a capacitação foram: Eduarda Jardim, médica infectologista; Jamille Roepcke Cardoso, enfermeira do setor de IST/AIDS/HV de Itajaí; Letícia Ziggiotti de Oliveira, médica infectologista do Centro de Referência de Doenças Infecciosas de Itajaí (CEREDI); e Susana Lyra Castro, médica infectologista pediátrica do CEREDI.

O evento foi organizado pela Vigilância Epidemiológica de Itajaí em conjunto com a Educação Permanente em Saúde. Todos os participantes receberam certificação em parceria com a Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi).

Secretaria Municipal da Saúde realiza capacitação sobre HIV/AIDS