Abertura dos Jogos da Rede Municipal de Ensino reúne 700 alunos

Cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (20) no Ginásio Ivo Silveira, no bairro Fazenda
Data de inclusão: 20/05/2022 13:03

Foi dada a largada para mais uma edição dos Jogos da Rede Municipal de Ensino de Itajaí (JORME). A cerimônia de abertura ocorreu na manhã desta sexta-feira (20), no Ginásio Ivo Silveira, no bairro Fazenda, e reuniu cerca de 700 alunos de mais de 30 unidades participantes desta 30ª edição. O evento contou com a presença dos profissionais de educação física do Município, grandes incentivadores da prática esportiva, que receberam homenagens.

“Os professores são nossos grandes aliados no sucesso deste grandioso evento, que chega a sua 30ª edição neste ano. Eles se empenham para que os alunos estejam participando ativamente dos eventos esportivos e estão sempre motivando e passando valores de respeito aos educandos, reforçando a importância da prática regular de exercícios. A todos esses profissionais, a nossa gratidão”, enfatizou o supervisor de esporte escolar da Secretaria Municipal de Educação, Cristhian da Silva.

A cerimônia de abertura do JORME e PARAJORME contou ainda com diversas apresentações artísticas. As artistas Patrícia Varela e Priscila Cristina de Bortoli da Silva interpretaram a canção “Simple The Best”, da cantora Tina Turner. Também participaram do ato a Cia de Dança Eduxi, a banda e o coral da Escola Professora Maria José Hulse Peixoto, além do quinteto de metais e percussão da Banda Filarmônica de Itajaí. O evento teve ainda uma apresentação de Bike Trial, com Cris Santos, conhecido por seus diversos títulos no Brasil e no exterior nesta modalidade.

“Eu achei muito divertido. Foi incrível o momento que ele pulou sobre os alunos que ficaram deitados no chão do ginásio. Deu até uma aflição no coração”, comentou o estudante João Pedro Ferreira sobre a apresentação de Bike Trial.

Durante o evento, foi apresentado Jucélio da Silva Torquato, ex-aluno das escolas CAIC e Pedro Rizzi e campeão parapanamericano em 2017, como o padrinho do ParaJORME 2022. Já o ex-atleta de voleibol, Juliano Bendini, que iniciou sua carreira graças ao olhar clínico de um professor da Rede Municipal de Ensino, é o padrinho do JORME deste ano. Juliano foi vice-campeão da Super Liga e tem na bagagem títulos como da Champions League, copas da Alemanha e do Brasil.

“Nós temos na nossa Rede Municipal muitos atletas que se destacam ou se destacaram em competições pelo país e pelo mundo afora. Quando eu ainda lecionava a disciplina de educação física, fazia questão de incentivar os meus alunos à prática das atividades esportivas. Destaco um ex-estudante da Escola Melvin Jones, o Ales Abraão da Silva, que aos 15 anos foi convidado para jogar na equipe de handebol do Metodista de São Paulo e depois fez carreira na Europa. O JORME e o ParaJORME são, com certeza, grandes celeiros de atletas”, destacou o diretor executivo da Secretaria de Educação de Itajaí, professor Julio da Silva.

Competição será em etapas e inicia no mês de junho

Os jogos escolares de Itajaí têm como objetivo proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e o espírito de equipe. O JORME acontecerá em etapas distribuídas ao longo do ano, com a supervisão e o acompanhamento dos professores de educação física nas modalidades individuais e coletivas: atletismo, handebol, voleibol, basquetebol, futsal, xadrez e tênis de mesa.

As disputas começam no dia 01 de junho com as provas de atletismo. A competição é dividida nas categorias mirim (12 e 13 anos) e infantil (14 e 15 anos) e deve envolver aproximadamente 6 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Já o PARAJORME, que envolverá cerca de 300 alunos, será realizado no dia 26 de agosto, na Escola Básica Gaspar da Costa Moraes.

O evento de abertura encerrou com a condução da tocha, realizada pelos professores aposentados, Elisabete Laurindo, Cristiane Maciel e Valdeci Cordeiro. Já o estudante da Escola Básica Professora Thereza Bezerra de Athayde e atleta de ginástica artística de Itajaí, Kauê Varela Veríssimo, foi o responsável por acender a pira dos Jogos da Rede Municipal de Ensino 2022.

Confira o calendário completo do JORME/ ParaJORME 2022:

JUNHO

PISTA DE ATLETISMO