Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Defesa Civil de Itajaí passa para estado de atenção e monitora áreas de risco

Órgão de segurança e proteção acompanha as condições climáticas e realiza vistorias m encostas e regiões ribeirinhas durante 24 horas
Data de inclusão: 04/05/2022 17:35

As fortes chuvas registradas na região colocaram a Defesa Civil de Itajaí em estado de atenção em função de alagamentos nas áreas mais baixas e ribeirinhas, além do risco para deslizamentos. Como o nível dos rios está em constante elevação, o órgão de segurança e proteção monitora as condições climáticas e as áreas de encosta do município durante 24 horas. Também são feitas vistorias em pontos de alagamentos. 

Os acumulados de chuva desde segunda-feira (02) somam valores acima de 115 milímetros e até o momento nenhuma ocorrência foi atendida pela Defesa Civil. No entanto, o órgão de proteção e segurança já mobilizou o Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) para ficar de prontidão a partir da tarde desta quarta-feira (04). As regiões mais afetadas por alagamentos ficam no interior do município, entre elas as localidades da Baía e Campeche, mas também foram registradas situações no Centro e alguns bairros da cidade.

“O sistema de baixa pressão segue mantendo a condição de chuva moderada a forte em Itajaí. O pico da maré alta será no fim da tarde desta quarta, isso deve começar a represar as águas dos rios que estão descendo com grande volume e também já podem sair de seus leitos normais. Nossas equipes estão com várias frentes de trabalho monitorando essa situação junto à comunidade durante 24 horas e de prontidão com o GRAC para dar todo apoio necessário", ressalta o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Julcemar Martinho Ferreira.

A Defesa Civil aconselha que em caso de movimento de terra ou rochas próximas às suas residências, bem como inclinação de postes e árvores, a família deve sair do imóvel. O órgão municipal ressalta que a população deve procurar abrigo seguro a qualquer princípio tempestades com ventos fortes e raios, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados. Em local abrigado, as pessoas devem ficar longe das janelas, além de desligar aparelhos eletrônicos. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193 e a Defesa Civil pode ser acionada, 24 horas, pelo telefone 199.

“Caso seja necessário os abrigos já estão disponíveis, monitorados e atualizados com seus representantes prontos para receber os desabrigados e desalojados. Além da Defesa Civil, todas as secretarias pertinentes estão de plantão e de sobreaviso para o que for preciso”, ressalta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Os boletins informativos da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí podem ser acompanhados por meio do site defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelo Facebook.

_____________________
Informações adicionais:
Defesa Civil
(47) 3341-6199 

Imagens relacionadas

Defesa Civil de Itajaí passa para estado de atenção e monitora áreas de risco
Defesa Civil de Itajaí passa para estado de atenção e monitora áreas de risco
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2022 - Município de Itajaí