Centro de Reabilitação Pós-Covid de Itajaí é desativado após mais de um ano de atendimentos

Serviço ofertou tratamentos para 720 pacientes neste período de funcionamento
Data de inclusão: 02/05/2022 18:32

Após um ano e quatro meses de funcionamento, o Centro de Reabilitação Pós-Covid de Itajaí encerrou as atividades na última sexta-feira (29). Durante este período, 720 pacientes com sequelas da Covid-19 receberam tratamentos no local. A unidade foi criada em dezembro de 2020 para reduzir e tratar os impactos do coronavírus e contou com uma equipe multiprofissional para atender pessoas com dificuldades respiratórias, motoras ou emocionais em decorrência da doença.

"O serviço foi extremamente positivo, serviu como referência nacional e repercutiu em todo país. A implantação foi um diferencial no Município de Itajaí e ajudou a reabilitar centenas de pacientes com sequelas", comenta o diretor de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde de Itajaí, Gustavo Pereira.

Localizado ao lado do Parque Dom Bosco, o Centro de Reabilitação Pós-Covid contou com uma equipe formada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos. As principais queixas tratadas pelos profissionais foram dispneia (dificuldade para respirar), cansaço, fadiga, falta de memória e concentração. Alguns pacientes também relataram a permanência da perda de olfato e paladar. Já na área emocional, as reclamações mais frequentes eram de medo e ansiedade. Em média, cada paciente recebeu acompanhamento do serviço durante quatro meses.

Os profissionais que atuavam no local retornarão para as unidades de saúde do município. Com a desativação do Centro, os pacientes com sequelas da doença e que necessitam de tratamento serão direcionados ao Serviço Especializado de Reabilitação (SER), da Univali. O encaminhamento será feito pelas unidades de saúde do município.