Navio Costa Diadema encerra temporada de cruzeiros em Itajaí

As nove escalas realizadas movimentaram a economia da cidade em mais de R$ 4 milhões
Data de inclusão: 08/04/2022 18:02

A temporada de cruzeiros em Itajaí chega ao fim nesta sexta-feira (08). Ao todo, 13.133 passageiros transitaram pelo município durante as nove escalas dos navios Costa Diadema e Costa Fascinosa, que começaram em dezembro do ano passado. A última parada para embarques e desembarques ocorreu nesta sexta. O impacto econômico na cidade com a vinda dos transatlânticos é estimado em mais de R$ 4 milhões.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Eventos, Evandro Neiva, a expectativa para a próxima temporada é ainda maior e o Município já realiza estudos para implantação de um novo terminal de passageiros. “A previsão é ter a melhor temporada de cruzeiros da história, com mais de 30 escalas e embarques semanais de mais de dois mil passageiros. Serão duas escalas semanais, com navios da MSC e Costa Cruzeiros", destaca.

Além da promoção de turismo, a temporada dr cruzeiros é responsável por impacto econômico e também vínculos empregatícios. De acordo com a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros), foram movimentados aproximadamente R$ 1,08 bilhões no Brasil. O número representa gastos diretos, indiretos e induzidos das companhias, além de despesas de tripulantes. Ao todo, foram gerados 13.936 empregos no país.

A próxima temporada de cruzeiros em Itajaí promete ser mais extensa, com navios da MSC e Costa realizando embarques e desembarques. O início está previsto para 10 de dezembro de 2022. As escalas serão prolongadas até fevereiro de 2023.

Em 2022, a suspensão da temporada de transatlânticos no Estado por conta do aumento de casos de Covid-19 durou mais de dois meses.

Homenagem da Costa Cruzeiros

Na tarde desta sexta-feira (08), a companhia Costa Cruzeiros realizou uma cerimônia em homenagem ao Município e a Superintendência do Porto de Itajaí com entrega de placa de agradecimento. O evento aconteceu dentro do navio Costa Diadema e contou com a presença do secretário municipal de Turismo e Eventos, Evandro Neiva, representando o prefeito Volnei Morastoni, o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz, e demais autoridades da região e do estado.

De acordo com a Costa Cruzeiros, Santa Catarina segue como prioridade da companhia. Entre dezembro de 2022 e abril de 2023, o navio Costa Favolosa fará roteiros dedicados à região do Rio da Prata e terá Itajaí e Santos como pontos de embarque. O cronograma ainda inclui as cidades de Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).

Navio Costa Diadema encerra temporada de cruzeiros em Itajaí