Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti ocorre neste sábado (09)

Ação inicia às 8h com concentração de voluntários na Marina Itajaí
Data de inclusão: 05/04/2022 18:44

O mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti acontecerá neste sábado (09), a partir das 8h, com concentração na Marina Itajaí. A 9ª edição do evento deve reunir centenas de voluntários para limpeza do Rio Itajaí-Açu, Baía Afonso Wippel, Beira-Rio, Molhes e Praia do Atalaia. As inscrições para participar da ação seguem abertas no site https://bit.ly/juntospelorioitajai22.

Organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa, com o apoio de instituições públicas e privadas, o mutirão será retomado após dois anos de suspensão devido à pandemia de coronavírus. A iniciativa é alusiva ao Dia Mundial da Água (22 de março) e ao Dia Mundial da Terra (22 de abril).

As inscrições para o voluntariado, que serão limitadas para 800 pessoas, devem ser feitas pelo site da Univali até o dia 8 de abril. O comprovante de inscrição com código de barras (impresso ou por foto) terá que ser apresentado no local do evento, na Marina Itajaí. Os participantes receberão um kit com camiseta personalizada, saco de lixo e luvas após ser confirmado o cadastro. Posteriormente será disponibilizado certificado de participação.

Neste ano, o Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti também irá realizar um diagnóstico dos resíduos recolhidos em parceria com o Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Univali. O estudo tem o objetivo de identificar quais os geradores dos resíduos para atuar na causa do problema e promover soluções.

Programação

Além do mutirão de limpeza, o evento proporcionará oficinas de Educação Ambiental da Agenda 21, ministradas pelo Colégio Unificado, para crianças e adolescentes durante toda manhã de sábado. Já os agentes de endemias do Programa de Controle de Dengue, em parceria com os agentes de trânsito da Codetran e o Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, vão orientar a população para o combate à dengue em uma blitz educativa na avenida Beira-Rio.

Durante o sábado, o Ecoponto do programa Recicla Itajaí, localizado em frente ao Centreventos, também estará participando da ação. O local funciona das 10h40 às 13h e das 14h às 19h para entrega voluntária de resíduos recicláveis, como: vidros, plásticos, metais, papéis, óleo de cozinha usado de residências, pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, esponjas de cozinha usadas, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros), pilhas e baterias.

A 9ª edição do evento conta com apoio da Marina Itajaí, Allog, Poly Terminais, Braskarne, Trocadeiro, Defesa Civil, OGMO, APM Terminals, Gomes da Costa, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI), Praticagem (Itajaí e Navegantes Pilots), agentes de trânsito da Codetran, Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, Programa de Controle de Dengue de Itajaí, Vale Indústria, Equilibrios, Valle Ambiental, Hobbyshare, Recicla Itajaí, NGI Sul - Ferry Boat, Univali, Portonave, Multilog, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Agenda 21, Dracares, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Cooperfoz, Ecolitoral, Unificado, MSC, Medlog, Barra do Rio, Associação Empresarial de Itajaí, D. Muller e Slice, Associação Náutica de Itajaí (ANI) e Alber Soluções em Engenharia.

Imagens relacionadas

Mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti ocorre neste sábado (09)
Mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti ocorre neste sábado (09)
Mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti ocorre neste sábado (09)
Mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti ocorre neste sábado (09)
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2022 - Município de Itajaí