Com quase 20 mil atendimentos realizados, Vila da Saúde encerra as atividades

A estrutura emergencial, montada em 11 de janeiro para atender a população com sintomas de Covid-19, foi desativada nesta quinta-feira (31)
Data de inclusão: 31/03/2022 11:42

Após realizar quase 20 mil atendimentos, a Vila da Saúde encerrou suas atividades no Centro Integrado de Saúde (CIS) na manhã desta quinta-feira (31). A estrutura emergencial foi montada temporariamente pela Secretaria de Saúde para atender a população com sintomas de Covid-19 com agilidade e qualidade, tendo em vista o aumento da demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no início deste ano. O espaço funcionou de 11 janeiro até esta quinta.

A Vila da Saúde foi uma das estruturas protagonistas no atendimento de casos respiratórios neste ano e teve como objetivo desafogar o grande fluxo de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do CIS e do bairro Cordeiros, além de garantir agilidade na prestação da assistência à saúde. O local chegou a ter 20 consultórios médicos 24 horas exclusivos para atender a comunidade com sintomas de Covid-19.

Com mil metros quadrados, a Vila contou ainda com ambiente de triagem, sala de testagem, sala de medicações, farmácia, banheiros e sala de espera para 270 pessoas. Somente no complexo CIS, no período de funcionamento da estrutura, de janeiro a março, foram realizados quase 16 mil testes de Covid-19.

"A Vila da Saúde foi uma importante estrutura para atender a população em um momento crítico da pandemia, no início desse ano, no qual registramos inúmeros casos de Covid-19. Com a redução de casos, óbitos e internações, essa estrutura temporária foi desativada e a demanda será absorvida pelas unidades de saúde e UPAs da cidade", comenta o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

A partir desta quinta, a população com sintomas de Covid-19 que necessitar de atendimento médico deve procurar a unidade de saúde mais próxima, em caso de sintomas leves a moderados, ou uma das UPAs do município (CIS ou Cordeiros) em casos moderados a graves. Testes de Covid-19 continuam sendo realizados no complexo CIS, ao lado do Laboratório Municipal, sem agendamento e com requisição médica, 24 horas por dia. Já as unidades de saúde agendam os exames em laboratórios privados, conforme necessidade e indicação médica.

Com quase 20 mil atendimentos realizados, Vila da Saúde encerra as atividades