Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Secretaria de Saúde de Itajaí reforça importância da vacina da febre amarela

O Município registrou uma morte pela doença em morador que contraiu o vírus no Tocantins
Data de inclusão: 30/03/2022 18:15

A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça a importância de a população tomar a vacina contra a febre amarela. O imunizante está disponível nas 29 unidades de saúde do município, conforme horário de cada uma, de segunda a sexta-feira. A vacina é a melhor maneira de prevenir a doença e todos os moradores, a partir dos nove meses de idade, devem ser vacinados.

A intensificação da vacinação contra febre amarela é uma das estratégias da Gerência de Controle de Zoonoses de Itajaí para alertar e proteger a população. Neste mês, um homem de 28 anos, morador do bairro Cordeiros, morreu em decorrência da doença. O paciente contraiu a febre amarela no Tocantins, para onde viajou e o diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC).

O homem não tinha registro de vacina contra a febre amarela no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Ele chegou a ser internado, mas não resistiu. Essa foi a primeira morte pela doença na cidade.

“O período de maior transmissão da febre amarela é entre os meses de dezembro a maio, devido às condições climáticas e ambientais favoráveis para reprodução do mosquito transmissor da doença. Itajaí já tinha confirmado a doença em macacos em 2020, o que significa que o vírus está circulando. A vacina é a melhor forma de se proteger”, reforça o gerente de Controle de Zoonoses de Itajaí, Lúcio Vieira.

Além da intensificação da vacinação, a Vigilância Epidemiológica de Itajaí também promove palestras de educação em saúde em escolas e empresas, a fim de explicar sobre a doença, modo de transmissão e como prevenir. O objetivo das ações é multiplicar conhecimentos e orientações.

O trabalho de controle do vetor da doença já foi executado pelas equipes. Foi realizada aplicação de inseticida UBV em duas áreas do município, além de busca ativa de pessoas com sintomas. A Gerência de Controle de Zoonoses ainda agendou reunião com vacinadores da Rede Municipal para reforçar as orientações sobre a vacina.

Febre Amarela

Os principais sintomas da doença são: início abrupto de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fraqueza e cansaço, dor abdominal e icterícia (pele amarelada). Ao apresentar algum sinal ou sintoma, é importante procurar atendimento médico. Os casos graves podem causar hemorragia interna e insuficiência hepática. 

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí