Novo modelo de estacionamento rotativo ampliará vagas e permitirá investimentos em Segurança Pública

Município de Itajaí vai regulamentar legislação para adequar serviço
Data de inclusão: 29/03/2022 10:28

O Município de Itajaí regulamentará um novo modelo para o estacionamento rotativo na cidade. A proposta ampliará para 4 mil as vagas de estacionamento regulamentadas nos bairros. Uma nova legislação encaminhada pelo Município, em tramitação na Câmara de Vereadores de Itajaí, vai possibilitar a destinação dos recursos do estacionamento rotativo para a Secretaria Municipal de Segurança Pública. Dessa forma, os valores cobrados serão revertidos em melhorias nas estruturas de trânsito e equipamentos de segurança do cidadão.

Com a aprovação da lei e sanção do prefeito municipal, a Secretaria Municipal de Governo lançará o novo edital para a contratação de serviço. Ao todo, 1.700 novas vagas serão criadas para ampliar a cobertura do serviço em especial nas ruas Indaial e Estefano José Vanolli. O serviço de regulamentação estará disponível em aplicativos de smartphone, em 200 máquinas de pagamento, similares às de cartão de crédito, nos estabelecimentos comerciais e 50 parquímetros.

“Fizemos um trabalho técnico detalhado de levantamento das vagas e modelos em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Segurança Pública, para que a Secretaria Municipal de Governo pudesse dar andamento ao processo. Vimos que seria necessário fazer uma alteração na lei para trabalharmos com mais segurança e, assim que a lei for sancionada pelo prefeito Volnei Morastoni, vamos publicar o edital”, explica o secretário municipal de Governo, Jean Sestrem.

A retomada do estacionamento rotativo no Município de Itajaí atende às demandas da comunidade e dos lojistas no Centro e bairros. A proposta também acompanha a revolução na mobilidade urbana com as mudanças no trânsito de Itajaí e o movimento das grandes cidades em regulamentar as vagas em atenção ao crescimento populacional e do número de carros.

Medidas paliativas até a implantação do serviço
O Município de Itajaí estuda ainda a utilização temporária do espaço anexo ao Centreventos, onde ocorrem a Marejada e outras festas públicas, para disponibilizar as vagas aos funcionários das lojas do Centro. O objetivo é aumentar a disponibilidade espaços de estacionamento para o cidadão. A Coordenadoria de Trânsito também intensificará a fiscalização nas vagas de curta duração e zona branca na cidade.