Espetáculo de teatro de animação estreia na Casa da Cultura neste fim de semana

Projeto foi contemplado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itajaí
Data de inclusão: 23/03/2022 15:40

Estreia nesse fim de semana, na Casa da Cultura Dide Brandão, o espetáculo de teatro de animação “Borboleta”, da Cia Mútua, resultado do projeto “Infância e Perda: uma abordagem sobre a morte para crianças”. Haverá sessões sábado (26) e domingo (27), às 17h, com entrada gratuita e público limitado a 60 pessoas.

O projeto que resultou no espetáculo fomentou uma pesquisa sobre um tema delicado para se abordar com as crianças: a morte. A iniciativa tem o patrocínio do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

A montagem e produção da obra foram realizadas durante a pandemia e contaram com a participação de profissionais de Santa Catarina e São Paulo, que trabalharam a maior parte do tempo à distância. Para a pesquisa, foram entrevistados psicólogos pediátricos e mães de crianças de 4 a 8 anos, que tiveram alguma experiência de morte.

De acordo com a proponente do projeto Mônica Longo, a literatura foi uma grande aliada: “Descobri que há muitos livros de literatura para a infância que abordam o tema da morte de maneira sensível e poética. Também percebi que os adultos utilizam metáforas para falar da morte com crianças, então pensei que trabalhar com estas imagens sob o ponto de vista da criança seria muito rico, dada a sua capacidade imagética”, pondera.

A estética dos bonecos é derivada de uma oficina feita com a Cia Arketal, renomada companhia francesa que trabalha com a linguagem da animação. A peça conta também com animações digitais e com uma trilha sonora original.

Sinopse

Eles são amigos inseparáveis, que todos os dias se encontram pra brincar. Mas um dia um deles não aparece. Onde estará o amigo? É uma borboleta quem nos guiará nesta investigação para saber o seu paradeiro. Por meio da poesia e da ludicidade do teatro de animação, a protagonista vivencia temas delicados, encontrando personagens peculiares.

Estreia do espetáculo “Borboleta”, da Cia Mútua
Quando: 26 e 27 de março (Sábado e Domingo), às 17h
Onde: Casa da Cultura Dide Brandão – Rua Hercílio Luz, nº 655, no Centro em Itajaí
Ingressos: gratuitos, retirados no local