Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município realiza primeiro levantamento do índice de infestação por Aedes aegypti em 2022

Objetivo da ação é identificar riscos e traçar estratégias de combate ao mosquito transmissor
Data de inclusão: 15/03/2022 14:00

O Município de Itajaí, por meio do Programa de Controle da Dengue da Secretaria de Saúde, realiza neste mês o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. A ação iniciou na segunda-feira (14) e circulará por todos os bairros da cidade. O objetivo é verificar o índice de infestação do município para traçar estratégias de combate.

Ao todo, participam do levantamento 30 agentes de endemias capacitados, com apoio de 03 veículos e 04 motos. Os profissionais passarão por 3.246 imóveis residenciais e comerciais, em todos os bairros do município, para identificar quais os locais com maior concentração de focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

“O levantamento irá proporcionar informações qualificadas para futuras atuações que teremos em relação ao combate da dengue, bem como nos permite avaliar o resultado das ações realizadas até o momento”, afirma o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira.

Além de verificar os locais com maior número de criadouros do Aedes aegypti, o levantamento rápido possibilita a identificação dos recipientes com água parada utilizados pelo mosquito para depositar ovos. Desta forma, os agentes conseguem atuar de forma mais efetiva na eliminação de criadouros. O LIRAa também é fundamental no controle do vetor e auxilia no planejamento de ações para as áreas mais críticas.

O Município ressalta ainda a importância de a população colaborar com o controle da dengue. “Pedimos que os moradores verifiquem seus quintais para eliminar recipientes que possam acumular água, além de receber os agentes de endemias para realização do LIRAa”, complementa Vieira.

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí