CEDIN Emílio Gazaniga Júnior recebe segunda edição do programa Minha Escola é o Bicho

Iniciativa conta com parceria da Guarda Municipal Ambiental e do Corpo de Bombeiros
Data de inclusão: 02/03/2022 16:43

Os estudantes do Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Emílio Gazaniga Júnior, do bairro São Vicente, participaram na tarde desta quarta-feira (02) da aula inaugural da segunda edição do programa Minha Escola é o Bicho. A iniciativa vai contemplar, a princípio, 40 alunos da unidade, que vão aprender sobre os direitos, o bem-estar, a proteção e a guarda responsável dos animais. A ação é coordenada pela Diretoria de Educação Integral e Ações Educativas, através do programa de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Itajaí.

“Entramos na segunda edição do projeto, que já demonstrou que veio para ficar. Na primeira edição, no ano passado, formamos 34 estudantes da Escola Básica Thereza Bezerra de Athayde, do bairro Espinheiros. Através destas sementes, teremos adultos mais conscientes e responsáveis para com todos os animais”, destacou Adriana Bandeira, supervisora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto conta com a parceria da Guarda Municipal Ambiental de Itajaí e do Corpo de Bombeiros. No primeiro dia do programa, os profissionais orientaram sobre como vão funcionar os encontros e também esclareceram dúvidas das crianças.

“Qualquer situação de maus tratos pode ser denunciada através do nosso telefone 153. Lembrando que a prática de abuso e maus tratos aos animais é crime, podendo gerar ao infrator pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição da guarda”, informou Thiago Luiz Gobbo, da Guarda Municipal Ambiental de Itajaí.

Ao todo, serão cinco encontros no CEDIN Emílio Gazaniga Júnior e uma visita à Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) do município, já agendada para o dia 22 de março.

“Estamos muito felizes em receber esse projeto na nossa unidade. O nosso CEDIN já desenvolve diversas ações voltadas à educação ambiental e o Minha Escola é o Bicho só vem para reforçar essas questões e também o senso de responsabilidade de cada um de nós com os animais”, afirmou Maristela Nunes, diretora do CEDIN Emílio Gazaniga Júnior.

Buscas em Petrópolis (RJ)

O soldado Thiago Evandro de Amorim, acompanhado da cadela Moana, participou da aula inaugural da 2ª edição do programa Minha Escola é o Bicho. Recém chegados de Petrópolis (RJ), onde auxiliaram nas buscas pelas vítimas da tragédia, ambos demonstraram cansaço físico e mental.

Ao conversar com os alunos sobre o trabalho desenvolvido no Rio de Janeiro, o soldado se emocionou: “Foram 10 dias muito intensos. Somente a equipe do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina resgatou 16 corpos dos escombros. Estamos exaustos, mas não poderia deixar de participar deste momento, que com certeza gera muito conhecimento para os alunos, que são replicadores das informações aqui adquiridas e, assim, acabam plantando sementes em suas casas, entre amigos e familiares”, pontuou o soldado Amorim.